Como Obter Investimento Anjo

Este artigo apresenta os principais passos para obter investimento anjo.
Por  Cassio Spina
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O processo de obtenção de investimento-anjo para criação de uma nova empresa (chamada de startup) pode ser divido em 2 etapas: a primeira de estruturação do negócio e a segunda de captação do investimento. Assim, o empreendedor que necessita de investimento-anjo para criação e desenvolvimento de sua startup deve começar pela preparação e modelamento de seu negócio, conforme apresentado a seguir:

1. Primeiro o empreendedor deve conhecer o que é Investimento Anjo, para compreender noque poderá ajudar no seu negócio, como deverá ser preparar, quais os requisitos e principais termos da negociação, bem como o que ele deverá oferecer para o Investidor Anjo para se interessar pela startup dele.

2. Contratar um Conselheiro (também chamado de advisor), profissional experiente que possa orientá-lo no desenvolvimento de todas estas etapas em troca de uma pequena participação no negócio; o Conselheiro pode ser inclusive um investidor-anjo, que posteriormente pode até se tornar o investidor-líder da sua startup.

3. Pesquisar o mercado em que irá atuar, conversando com potenciais clientes e principalmente testando e validando se suas ideias realmente atendem as expectativas e necessidades deles, bem como que concorrentes já atuam em seu segmento, para comparar suas vantagens competitivas.

4. Montar o time certo, isto é, avaliar quais competências (ex.: técnicas, de negócios, operacionais, etc.) são essenciais para o seu negócio, se os fundadores têm as mesmas e assim se será necessário buscar novos colaboradores para complementarem.

5. Desenvolver um protótipo ou prova de conceito do principal produto/serviço que irá ofertar com objetivo tanto de apresentar para os consumidores potenciais para sua validação, quanto para o Investidor Anjo, a fim de dar maior clareza da sua proposta, bem como demonstrar sua capacidade de execução.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

6. Elaborar um pitch e uma apresentação de seu modelo de negócio, que contenham os itens mais relevantes do mesmo, como qual necessidade seu produto/serviço atende, como irá atender esta necessidade, qual o mercado-alvo/perfil do cliente, como irá divulgar/comercializar, como/quanto espera faturar e qual valor de investimento precisa e para que será utilizado.

No próximo artigo daremos continuidade apresentando os passos para captação do investimento.

Compartilhe

Mais de Investimento anjo

Investimento anjo

Tipos de investimentos mais indicados para cada startup

Em primeiro lugar, você precisa entender quais são os investimentos possíveis para startups e como eles funcionam. Conhecer essa dinâmica ajudará tanto na hora de escolher o melhor investimento para o seu negócio, quanto no processo de construção da empresa, além de ser um facilitador e diferencial para a sua relação com o investidor.O investimento […]
Investimento anjo

Como elaborar um Pitch para Investidores

O Pitch é uma ferramenta utilizada pelos empreendedores para "vender" o projeto da sua empresa para potenciais investidores. Normalmente o tempo de apresentação é curto, e nele devem conter informações que sejam capazes de captar o interesse dos investidores, para uma apresentação mais detalhada e quem sabe um possível investimento.
Investimento anjo

As 7 características essenciais de um empreendedor

Você empreendedor já se perguntou o que os investidores anjo procuram em seu negócio? Uma ideia inovadora, atingir grande parte do mercado ou o uma taxa retorno surpreendente? Na verdade investidores anjo estão bem mais interessados em seu perfil qualitativo, ou seja, sua capacidade de execução, gestão e brilho no olho! Nesse artigo, apresentamos as características mais importantes do que se espera dos empreendedores.
Investimento anjo

Supere o medo de ter sua ideia roubada

O medo de ter sua ideia roubada por investidores ou empresas é algo comum entre muitos empreendedores. Nesse artigo queremos ajuda-los a entender que este medo está baseado em um mito. O medo de alguém roubar sua ideia pode fazer com que você perca a oportunidade de receber feedbacks que podem realmente melhorar seu produto.