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Co-investimento – uma maneira eficaz de investir em Startups

<span> </span>Os primeiros processos de uma Startup podem ser complexo para um investidor iniciante. Por isso, o Sydication, também conhecido como Co-investimento, surge como uma prática para educação financeira, que consiste basicamente em criar um grupo de investidores, geralmente com um investidor líder para um aporte em conjunto. Saiba mais sobre o assunto neste artigo.
Por  Cassio Spina
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Investir é a arte de tomada de decisão. É um sim baseado na razão, antecedido de inúmeras reuniões, análises do potencial do time, modelo de negócios, valuation da startup, aspectos legais e contratuais. Todo esse processo pode ser complexo para um investidor iniciante. E é aí que entra o Syndication, também conhecido como co-investimento, uma prática bastante utilizada no mundo e que consiste em criar um grupo de investidores para realizar um aporte em conjunto.

Essa operação costuma ter um investidor líder, o Deal Leader, que fica responsável em fazer a maioria dos contatos com o empreendedor e a análise inicial, bem como acompanhar sua evolução para compartilhar com os demais anjos, que ocuparão a função de investidores seguidores.

O Syndication funciona como uma ferramenta de educação empreendedora pois fomenta a troca de conhecimento entre os anjos mais experientes e aqueles que estão dando seus primeiros passos no mercado de investimento. Sem falar que facilita o relacionamento com o empreendedor e a concretização de um aporte capital mais robusto, com a entrada de um número maior de investidores no processo.

Efetuar investimentos em grupo traz benefícios tanto para o investidor como para o negócio. Os investidores diminuem seu risco, podendo efetuar aportes menores em cada projeto e assim facilitando a criação de um portfólio de investidas. O co-investimento também agrega expertises diferentes na análise do investimento, e depois, no apoio ao empreendedor investido, considerando a ampliação da rede de relacionamento que ocorre nesse tipo de investimento.

Em nossa rede de anjos esta é uma prática muito comum e com inúmeros exemplos de sucesso, entre os exemplos podemos citar: Trackto Pro, Miarte e 33/34.

 

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