Por que, às vezes, nossas decisões nos fazem perder dinheiro?

O comportamento do investidor é o leme que guia a embarcação na hora de investir. Entender porque, por vezes, tomamos decisões ruins na hora de investir é fundamental para que possamos otimizar nossos ganhos e evitar afundar nossos ganhos.
Por  gustavovilelaalmeida
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Olá,

Hoje a pergunta que eu quero fazer para você é: por que tomamos más decisões nos investimentos?

Na prática, quando falamos de investir, o que podemos notar é que alguns comportamentos se repetem mesmo entre investidores de perfis muito diferentes de tempos em tempos.

Nós temos, por exemplo, uma propensão a nos mantermos em cenários de perda acreditando que vamos recuperar o dinheiro perdido logo à frente. No entanto, quando estamos ganhando e a cotação do mercado começa a recuar, ou seja, quando começamos a ter uma desvalorização do nosso ganho, mesmo que ainda estejamos ganhando, temos a sensação de perda.

Neste vídeo, analiso uma série destes vieses cognitivos e heurísticas comportamentais que impactam a qualidade das nossas decisões financeiras e interferem na maneira como aproveitamos os prazeres do presente e planejamos também nosso futuro.

Me acompanhe também nas redes sociais:

>> Youtube: http://bit.ly/YoutubeInvestidorExponencial
>> Instagram: http://bit.ly/InstagramInvestidorExponencial
>> Facebook: http://bit.ly/FacebookInvestidorExponencial
Um grande abraço
Gustavo Almeida

Invista o seu dinheiro com a melhor assessoria do mercado: abra uma conta na XP

 

Compartilhe

Mais de Gustavo Almeida

Gustavo Almeida

Bolsa de Valores: como investir diariamente e lucrar com isso?

A bolsa de valores oferece opções de curto médio e longo prazo para investimento. Tudo depende da estratégia que você deseja adotar. No artigo de hoje, quero conversar com você sobre o trader - aquele investidor que compra e vende diariamente, e como ele trabalha no curto prazo para potencializar seus ganhos.
Gustavo Almeida

Como investir em startups e aumentar seus rendimentos?

Muito se fala sobre a possibilidade de investimentos em produtos financeiros ligados a bancos ou corretoras. Agora, e se eu te dissesse que qualquer um de nós pode investir em uma uma ideia com potencial gigantes de crescimento? E se você pudesse colher rendimentos a partir dessa decisão, como seria? Eu estou falando sobre investimento em startups.