Fechar Ads

Ibovespa pode cair até 91.000 pontos antes de voltar a subir

Uma desvalorização maior da bolsa poderia criar oportunidades interessantes de investimento
Por  gustavovilelaalmeida
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O otimismo e a confiança estão em alta e parece que as pessoas estão finalmente dispostas a correr riscos e entrar na bolsa de valores. Antes da virada do ano, o relatório de análise da XP Investimentos falava em o Ibovespa atingir 100 mil pontos e recentemente vimos essa meta praticamente se concretizar.

Mas, infelizmente, tudo que é bom dura pouco e, nos últimos dias, também vimos uma correção de mais de 3%.

Particularmente, eu estou bem feliz. Nesse momento, estou focado em buscar pontos interessantes para investir em bolsa. Estou me fazendo 3 perguntas para entrar no mercado com cautela:

1. O nível de preço que estamos observando no momento está caro ou barato?

2. Há espaço para a cotação distorcer para baixo ou para cima?

3. Como seria o desenrolar desse movimento?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para responder à primeira pergunta, o que percebo olhando o Ibovespa é que precisamos de mais espaço antes de o próximo rally acontecer. E esse espaço pode se abrir de duas maneiras:

– A primeira está alinhada com o discurso dos analistas: é a possibilidade de as melhorias na economia acontecerem de uma forma que surpreenda o mercado e deixe os investidores extremamente animados para aplicar.

  • A segunda estaria em uma correção maior do mercado, uma vez que podemos considerar praticamente já termos atingido os 100 mil pontos. Ao meu ver, essa correção está acontecendo e tende a ir entre 91.500 a 91.000 pontos – é nesse ponto que se fecha o microciclo do gráfico abaixo. Seria algo bastante saudável, que traria aquela queda de 10% em relação ao topo.

ibov_11-02

Caso a distorção aconteça para cima, vejo que o Ibovespa pode chegar a um nível entre 96.500 a 97.000 pontos. Adoraria ver isso antes de o índice bater nos 91.000 e deixo aqui o meu porquê com viés de investidor: nesse caso, o mercado fica com amplitude, gerando bastante oscilação no curto prazo, e isso significa oportunidade de ganhos nesse mesmo período.

Vou buscar escrever cada vez mais no InfoMoney para atualizar o cenário e todos poderemos nos beneficiar desta alta que está por vir.

Fiquem de olho. Em breve, pretendo falar mais abertamente sobre estratégias, ciclos e microciclos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Invista melhor seu dinheiro! Abra uma conta de investimentos na XP.

 

Compartilhe

Mais de Gustavo Almeida

Gustavo Almeida

Bolsa de Valores: como investir diariamente e lucrar com isso?

A bolsa de valores oferece opções de curto médio e longo prazo para investimento. Tudo depende da estratégia que você deseja adotar. No artigo de hoje, quero conversar com você sobre o trader - aquele investidor que compra e vende diariamente, e como ele trabalha no curto prazo para potencializar seus ganhos.
Gustavo Almeida

Como investir em startups e aumentar seus rendimentos?

Muito se fala sobre a possibilidade de investimentos em produtos financeiros ligados a bancos ou corretoras. Agora, e se eu te dissesse que qualquer um de nós pode investir em uma uma ideia com potencial gigantes de crescimento? E se você pudesse colher rendimentos a partir dessa decisão, como seria? Eu estou falando sobre investimento em startups.