Páscoa não deve ser sinônimo de dívida

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
Ovo de Páscoa

Não está fácil presentear amigos e familiares com ovos de chocolate. Há anos esse produto vem ficando cada vez mais caro e a lista de pessoas que receberão o presente, cada vez menor. No entanto, muita gente ainda se esforça, tentando comprar para todos, e acabam comprometendo o orçamento financeiro. Será que vale a pena?

A melhor opção é, primeiramente, avaliar a situação financeira: endividado, equilibrado ou poupador, e, a partir daí, ver o que poderá fazer nessa data, respeitando esse padrão de vida. Isso é agir com educação financeira, ter ciência da condição em que se encontra e assim traçar a melhor estratégia para realizar o objetivo.

Por isso é importante o planejamento. Pessoas que possuem esse hábito veem no início do ano todas as datas em que já podem prever possíveis gastos e, então, avaliam o que será possível comprar e começam a pesquisar os melhores preços e a poupar, para pagar tudo à vista e com desconto. Se esse é o seu caso, caro leitor, parabéns, você está no caminho certo! Se não é, vejamos o que é possível fazer para não passar a data em branco:

– Priorize as crianças. Essa é uma época do ano que elas esperam ansiosas para ganhar os ovos de chocolate e os famosos brinquedos/supresas que acompanham. Mas, se mesmo priorizando o produto que elas querem estiver acima do valor que você pode pagar, converse e explique a situação e dê algo mais em conta;

– Cuidado com as compras no cartão de crédito. Não há mal nenhum em comprar com essa ferramenta, mas deve ser consciente; tenha certeza de que terá o valor necessário para pagar a conta na data de vencimento do cartão. O mesmo vale no caso do parcelamento;

– Faça uma lista das pessoas que serão presenteadas, qual o produto que vai comprar e o valor que pretende gastar com cada um. Assim, fica mais fácil seguir o planejado e não se deixar levar tanto pelo impulso consumista, diante das diversas opções oferecidas nas lojas.

Lembrando sempre que o que mais importa é estar junto de quem se ama, celebrando a data com muita união e amor. Boa Páscoa a todos!

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), autor de vários livros e criador da Metodologia DSOP de Educação Financeira.