Garanta ganhos extras para o fim de ano

Não é novidade para ninguém que, nos últimos meses do ano, as pessoas acabam gastando mais. No entanto, com educação financeira e algumas ideias para garantir um dinheiro extra, é possível começar um novo ano já no azul.

Reinaldo Domingos

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O fim do ano é uma época em que as pessoas gastam mais do que o normal, e são vários os fatores que levam a isso, como gastos com festas e presentes, sem contar as insistentes inserções publicitárias do período, que fazem com que se acredite que é necessário consumir. Por isso, muita gente acaba se endividando e até ficando inadimplente, o que compromete os planos que são feitos para o novo ano que se aproxima. Então, o que fazer?

 

O primeiro passo é educar-se financeiramente, aprendendo a respeitar o padrão de vida. Recomendo realizar um diagnóstico da situação financeira, anotando todos os ganhos e gastos por um período de 30 dias, separando as despesas em categorias (alimentação, vestuário, combustível, etc).

Continua depois da publicidade

 

O segundo passo é definir os sonhos. Uma pessoa que não tem objetivos claros tem maior dificuldade em guardar dinheiro e, consequentemente, em atingir as metas. Proponho sempre que se tenha, no mínimo, três sonhos: de curto (até um ano), médio (até dez anos) e longo (acima de dez anos) prazos.

 

Continua depois da publicidade

Mas, para que o processo dê resultado, os sonhos devem ser priorizados, ou seja, assim que o salário for recebido, é preciso imediatamente separar o valor a ser poupado (de preferência, para os três ao mesmo tempo) e, ao restante, adequar os gastos.

 

A situação realmente melhora se, em paralelo a tudo isso, a pessoa tentar ganhar um dinheiro extra – o que, nessa época do ano, não é difícil de conseguir. Aos estudantes e desempregados, nesta época, aparecem diversas opções de trabalhos temporários, principalmente em shoppings e comércios que, em geral, ficam superlotados e, por isso, garantem boas comissões.

Continua depois da publicidade

 

Outra opção é as pessoas utilizarem alguma qualificação profissional que possuem para trabalhos esporádicos. Os exemplos são muitos, como a pessoa que possui dotes culinários, que pode preparar bolos e tortas para vender.

 

Continua depois da publicidade

Enfim, são inúmeras possibilidades de complementar a renda nesse fim de ano, basta ter foco e força de vontade, visando sempre à realização dos sonhos. Mas, reforço que a maior forma de garantir um ganho extra é se reeducando financeiramente.

Na maioria dos casos até 30% dos gastos de uma família são desnecessários, assim, se a pessoa ajustar sua vida financeira, esse dinheiro passará a sobrar mensalmente, garantido a possibilidade de investimentos para os sonhos. 

Autor avatar
Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), autor de vários livros e criador da Metodologia DSOP de Educação Financeira.