Educação financeira para todos

Palestras online gratuitas, orientações e informações sobre Educação Financeira serão oferecidas ao público no geral, com o objetivo de disseminar conhecimento.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

 

Quem acompanha o blog sabe que o meu objetivo é disseminar a educação financeira no Brasil e no mundo. Por isso, entre 5 e 9 de maio, eu e outros diversos educadores financeiros iremos ministrar palestras online gratuitas sobre uma série temáticas que fazem parte do universo da educação financeira.
 
A iniciativa é da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), em parceria com a DSOP Educação Financeira, das quais sou presidente, em função do evento criado pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Apoiamos a ação porque vai totalmente ao encontro de nossa missão, que já vem sendo conquistada, dia a dia, por meio de um trabalho feito em mais de 1200 escolas e diversas empresas, espalhadas por todo o país.
 
Um serviço gratuito de orientação sobre educação financeira – S.O.S Educação Financeira –, palestras de sensibilização sobre o tema para as empresas interessadas e desconto de 50% em todos os livros de educação financeira – em parceria com a Editora DSOP – são outras ações que a Abefin está promovendo para a Semana.
 
A Abefin também promoverá uma palestra de Educação Financeira presencial, gratuita e aberta ao público, na quinta-feira (8), às 18h, na sede da associação, localizada na Av. Paulista, que terá a finalidade de proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a situação financeira que se encontram e os caminhos para conquistarem a sonhada independência financeira. 
 
Os interessados podem ter mais informações pelo site: http://www.abefin.org.br
 
   
Educação financeira conquista mercado
 
Cada vez mais a educação financeira vai ampliando seus campos de atuações, entrando principalmente nas escolas brasileiras. Um exemplo é o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas, adotado por mais de 1200 instituições do ensino básico.
 
Diversas prefeituras – Goiânia/ GO, Barueri/ SP, Guarujá/ SP, Franco da Rocha/ SP e Vitória da Conquista/ BA, dentre outras – também utilizam o material de educação financeira em sua rede pública de ensino. Todas as instituições se antecipam à Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) e à Lei 171/09, que tramita no Senado, sobre a obrigatoriedade da educação financeira em escolas das redes pública e privada de ensino. 
 
Além disso, empresas como Holcim, Termomecânica, Magazine Luiza e Natura também adotam a Educação Financeira, contribuindo para uma mudança de comportamento dos colaboradores em relação ao uso e à administração de seus recursos financeiros e formando uma sociedade mais consciente e sustentável.
 
 
Sobre a Abefin
 
Formada por profissionais de educação financeira, a Abefin é uma das representantes junto a órgãos governamentais no apoio e auxílio no que for de interesse público junto ao tema. A Abefin é uma associação sem fins lucrativos e tem como mantenedora a DSOP Educação Financeira.
 
Sua missão é promover o desenvolvimento e regulamentação da profissão de educador financeiro, congregando e filiando todos os profissionais, estudantes e organizações financeiras que atuem no Brasil e no mundo, visando fomentar o progresso e a disseminação da educação financeira.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), autor de vários livros e criador da Metodologia DSOP de Educação Financeira.