DSOP e Vila Sésamo viabilizam projeto mundial de educação financeira

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Promover, desde a infância, uma nova geração de cidadãos brasileiros empoderados para fazer escolhas de vida sensatas que lhes permitam alcançar seus sonhos e ser financeiramente sustentáveis. Essa é uma iniciativa da MetLife e Vila Sésamo, que, em parceria com a DSOP Educação Financeira, levará educação financeira à crianças, educadores e famílias ao redor do mundo, por meio de escolas públicas formais e espaços de educação não formais.

O projeto, que nasceu por conta do atual contexto socioeconômico mundial, vai totalmente ao encontro da missão da DSOP Educação Financeira, que é disseminar educação financeira no Brasil e no mundo. A empresa participará ativamente tanto da produção dos conteúdos e materiais utilizados no programa quanto da implantação nas escolas. Por atuar em mais de 1500 escolas públicas e privadas do Brasil, a DSOP pode – e irá – contribuir substancialmente com o projeto.

Essa é uma grande oportunidade de o Brasil compartilhar toda a experiência acumulada em empoderamento financeiro nos últimos anos com outros países, uma vez que teve uma taxa média anual de crescimento de 3,5% na última década, permitindo que milhões de brasileiros participem ativamente de um mercado de consumo antes inacessível para a maioria.

Com a intenção de promover uma mudança positiva de comportamento de longa duração em crianças da faixa etária entre 3 e 6 anos e seus familiares em relação ao empoderamento financeiro, contribuindo para um projeto que já existe no país: a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), o programa irá contar com os personagens da Vila Sésamo para atingir esse público.

O projeto começa nas cidades de São Paulo, Recife, e Belo Horizonte. Em 2016, na segunda fase, se estenderá para Campo Grande, Curitiba e Belém. Em 2017, na terceira fase, para Manaus, Maceió e Rio de Janeiro. Até 2018, o programa planeja capacitar 15 mil famílias, além de impactar cerca de 12 milhões de pessoas. Além do Brasil, o “Sonhar, Planejar, Alcançar” será implementado em dez outros países nos próximos anos.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), autor de vários livros e criador da Metodologia DSOP de Educação Financeira.