Convenção DSOP faz Recife ser a capital da educação financeira

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

Entre os dias 21 e 25 de julho, ocorrerá a VII Convenção DSOP 2015/2016 de Educação Financeira, edição que acontece em Recife. Ao todo, mais de 100 educadores financeiros de todas as regiões do Brasil estarão juntos para discutir o tema Educação Financeira, aprimorando seus conhecimentos a fim de disseminar o conceito com cada vez mais eficiência.

O assunto vem à tona em um momento propício, uma vez que o país se encontra em um cenário econômico instável, combinado a um alto índice de inadimplência. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em junho deste ano, o número de devedores inadimplentes chegou a marca de 56,5 milhões – um aumento de 4,52%, na comparação com junho do ano passado – o que representa 39,8% da população brasileira entre 18 e 95.

Os dados da inadimplência com certeza são reflexo da falta de conhecimento sobre educação financeira, o que faz com que as pessoas consumam compulsivamente, sem foco no que realmente importa, que são os sonhos materiais e não materiais. Esse consumo leva a muitos outros problemas além do endividamento, como é o caso da depressão e, até mesmo, brigas familiares.

Sobre o local que escolhemos para fazer a convenção, não foi à toa. Além de possuir uma unidade de negócios, promovendo cursos de Educação Financeira e inserindo o tema em escolas e empresas por meio de programas, Recife também é a primeira cidade brasileira a receber o projeto “Sonhar, Planejar, Alcançar”, uma iniciativa da empresa nova-iorquina Sesame Workshop (Vila Sésamo), em parceria com a MetLife Foundation e a DSOP Educação Financeira, que visa a orientar as pessoas sobre a administração do seu dinheiro.

Ou seja, a cidade é pioneira em trabalhos com educação financeira e tem muito a oferecer de experiência aos educadores que estarão reunidos ao longo da semana para discutir os rumos desse assunto tão importante e necessário para a formação de uma sociedade mais consciente e sustentável.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), autor de vários livros e criador da Metodologia DSOP de Educação Financeira.