A importância de inserir educação financeira nas cooperativas

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

 

Já está mais do que provado que a educação financeira é importante para a sociedade como um todo. No entanto, hoje, quero falar especificamente para o público de cooperativas.
 
A educação financeira é uma forma de lidar com o dinheiro, que prioriza a realização dos sonhos. O tema é imprescindível, uma vez que a maioria das pessoas não teve a oportunidade de aprender a lidar com os recursos financeiros da forma correta, a fim de que sejam uma ferramenta para conseguir os objetivos e não uma finalidade.
 
As cooperativas de crédito são instituições financeiras formadas por uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente, com o intuito de prestar serviços financeiros de modo mais simples e vantajoso aos seus associados, possibilitando o acesso ao crédito e outros produtos financeiros (aplicações, investimentos, empréstimos, financiamentos, recebimento de contas, seguros, etc.).
 
Os cooperados em sua maioria já são pessoas que possuem uma visão diferenciada perante o dinheiro. No entanto, ainda há para explicar sobre esse universo da educação financeira, proporcionando nova visão sobre o dinheiro e ajudando a compreender a importância de poupar para que se atinja os sonhos.
 
Com o crédito cada vez mais fácil de ser tomado, as pessoas se endividam e se tornam inadimplentes com a mesma facilidade. Diversas famílias já contam com esse dinheiro para sobreviver, o que é extremamente preocupante para a saúde financeira da população.
 
A boa notícia é que existe curso de educação financeira voltado especialmente para as cooperativas, com livros, apostila, apontamento de despesas e ferramentas online. Dessa forma, é possível, além de educar financeiramente esse público, formar multiplicadores, pois estes serão capacitados a transmitir o conhecimento a outras pessoas, realizando palestras e workshops, por exemplo.
 
A DSOP Educação Financeira é pioneira nesse ramo, por entender a importância de do tema para a formação de uma sociedade mais sustentável e consciente financeiramente.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), autor de vários livros e criador da Metodologia DSOP de Educação Financeira.