Segredos da perenidade de uma marca no franchising

Quais são os pontos fundamentais para que uma marca cresça pelo sistema de franquias de forma sustentável e perene? Evite os erros comuns e siga em frente!
Por  Lyana Bittencourt
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Não há como falar de perenidade das empresas sem citar o maior especialista no tema Jim Collins, que dedica seu tempo em pesquisar e estudar empresas e os motivos que as levaram ao sucesso ou ao fracasso.

Por que duas empresas que atuam no mesmo segmento, no mesmo mercado e com produtos com alta aceitação pelos consumidores tem desempenhos distintos? Uma sobrevive, por mais de cinquenta anos e a outra morre, desaparece, antes mesmo de completar trinta?

Jim Collins prega seus conselhos por intermédio de seus livros – um de seus best sellers é “Empresas feitas para Durar” – e em palestras exclusivas para empresários além de seus trabalhos como pesquisador e consultor em grandes corporações.

Os conselhos são válidos para todos os tipos de empresas, porte e modelos de atuação, e o franchising não poderia ficar de fora. As empresas que atuam no sistema de franquias têm uma particularidade que exige mais atenção ainda do empresário aos conselhos de Jim Collins, elas carregam junto outro grupo de empresários, que, via de regra, dependem totalmente do seu sucesso.

Um empresário quando decide pela expansão via o franchising deve estar consciente que não dá para voltar atrás a qualquer momento, a partir do primeiro franqueado a sua responsabilidade aumenta muito. Os outros empresários que investiram nesse modelo de negócio e na marca, dependem do sucesso da empresa e de sua permanência no mercado ao longo de muitos anos, para que consigam obter o retorno do capital investido, se remunerarem e se realizarem como empresários também.

Dentre os motivos que levam uma empresa à perenidade citados por Jim Collins, destacamos dois que achamos muito importante para o franchising:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Evitar o Excesso de Confiança, o que pressupõe:

  • Evitar a arrogância, quando isso acontece o empresário se descuida de negócio, de analisar o mercado, as tendências e pode ser surpreendido de um dia para outro por um concorrente ou por uma nova tecnologia;
  • Não descuidar de ameaças, mesmo que sejam irrelevantes o que pode levar a negligenciar algo potencial;
  • Manter orientação para o aprendizado, a busca contínua por excelência em produto, gestão e processos;

 Evitar a busca indisciplinada por mais e mais, dar um passo de cada vez e não confundir o grande com o excelente.

  • Evitar que os interesses pessoais suplantem os interesses organizacionais.

 Além dos conselhos de Jim Collins, as empresas franqueadoras têm que ter uma consciência muita clara da relação de interdependência e da relação ganha-ganha, caso contrários os problemas podem ser potencializados na rede causando desmotivação, saída de franqueados, o que pode levar o negócio ao insucesso e junto todos os franqueados que investiram na marca.

O franchising é um modelo de expansão além de um sistema de sucesso em todo o mundo, se o franqueador souber aplicar as boas práticas do franchising  e ter a consciência clara da interdependência, do valor de seu parceiro, e da relação ganha-ganha ele tende a ter sucesso duradouro uma vez que soma sua capacidade a de muitos outros empresários e o negócio passa a ter uma força jamais vista no meio empresarial, cabe a cada um essa reflexão. 

Lyana Bittencourt é sócia e diretora do Grupo BITTENCOURT, consultoria especializada desenvolvimento de redes de franquias e negócios.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe

Mais de Falando de franquias

Falando de franquias

EXPANSÃO E RENOVAÇÃO

Recentemente tive a oportunidade de liderar um painel no Congresso de Expansão na ABF Franchising Week que teve como tema “Como o modelo de negócios pode estar influenciando o crescimento da rede?“ nesse painel – que também teve a participação de redes como o Bob´s, Clube Melissa e Club Life to Go – pudemos levar uma reflexão para o mercado de franquias.
Falando de franquias

Business Synergy e o Franchising do Bem.

Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse mês que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo que ao longo dos anos tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.
Falando de franquias

COMO EVITAR QUE SUA EMPRESA FIQUE PARADA NO TEMPO

Numa realidade em que são raros os mercados que podem ser considerados "oceanos azuis" – ou seja, aqueles em que a concorrência ainda não chegou ou não oferece risco – estar atento à renovação do modelo de negócios, sua proposta de valor e a forma que ela se apresenta no mercado são ações fundamentais que não podem deixar de estar presentes na mente dos empresários em todas as decisões que vai tomar.
Falando de franquias

Enquanto o mercado vai com a farinha o franchising traz o bolo!

Muito se falava sobre as pessoas que perderam seus empregos e iriam buscar negócios para empreender, prioritariamente de baixo investimento, ou que a falta de confiança no mercado não traria novos empresários interessados em transformar seus negócios em franquia. Não foi isso que aconteceu. Veja a visão do Grupo BITTENCOURT sobre a recuperação dos negócios e da confiança no mercado de franquias.
Falando de franquias

Propósito – A essência aplicada na ponta

Em 2017 o Grupo BITTENCOURT traz para a 8ª Edição do Fórum de Franquias o tema PROPÓSITO QUE ENGAJA DE FATO. Um tema relevante que cada vez mais tem sido discutido no mundo dos negócios. Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.
Falando de franquias

INOVAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS

O 8º Fórum Internacional de Franquias acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo. Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento. E a primeira pergunta é: em seu negócio, existe uma cultura voltada para inovação? . Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento.