Se a franquia não dá certo, de quem é a culpa?

Atribuir culpas a quem quer que seja sobre o fracasso de um franqueado sem antes analisar a raiz do problema não é uma boa atitude
Por  Lyana Bittencourt
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Para falarmos de responsabilidade no franchising, precisamos rever os conceitos e as principais premissas que norteiam o sistema de franquias. Atribuir culpas a quem quer que seja sobre o fracasso de um franqueado sem antes analisar a raiz do problema não é uma boa atitude.

Por premissa, se um franqueado não dá certo, uma boa parcela desse insucesso pode ser atribuída à empresa franqueadora, pelos seguintes motivos:

Ausência de uma formatação correta do sistema de franquias

Ou seja, sem aprofundar nas projeções de resultado da operação que será franqueada. Toda a avaliação deve ser feita a partir de dados e situações reais.

No mundo dos negócios, é comum se dizer que “o papel aceita tudo”, porém simular resultados que não são atingidos nas unidades referência – próprias ou franqueadas – é um grande risco. Deixar de prever despesas e investimentos que vão acontecer na prática é uma atitude não responsável, para os dois lados: franqueado e franqueadora.

Seleção pouco criteriosa do franqueado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Especialmente nos quesitos perfil, capacidade financeira, tempo de dedicação e expectativas quanto ao negócio. Um franqueado com o perfil inadequado terá mais dificuldade de se engajar e gerar resultados, podendo inclusive se frustrar em pouco tempo de operação.

Falta de apoio da franqueadora no início da operação e em todo o período da relação contratual

O franqueado precisa do apoio e orientações quanto à melhor forma de operar e quanto às vendas e atendimento ao cliente. Isso faz parte da transferência de know how pela franqueadora, que compõe as premissas básicas do sistema de franquias. Inclui-se, nesse pacote, os canais de relacionamento oferecidos, o suporte constante, os programas de capacitação e também a consultoria de campo.

Aprovação de ponto comercial com baixo potencial de atrair clientes

Isso inclui também franquias instaladas em cidades sem potencial de consumo suficiente para gerar vendas que traduzam em resultados para a operação franqueada.

Pouca padronização e falta de clareza nas regras que deverão ser seguidas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses dois elementos acabam gerando indisciplina na rede e baixa adesão aos processos e às recomendações.

Enfim, os fatores que influenciam o desempenho de um franqueado são muitos, mas a grande maioria pode ser controlada pela empresa franqueadora – que pode efetuar mudanças, evitando problemas e unidades com baixa performance.

Por outro lado, ainda há que se considerar aspectos que fogem do seu controle, como circunstâncias mercadológicas, novas tecnologias, mudanças na legislação, além, é claro, da conduta do franqueado.

Ele, assim como qualquer ser humano, pode sofrer oscilações de comportamento por situações também não controladas por ele, como problemas familiares, saúde, etc. ao longo do seu relacionamento com a franquia. Nesses casos, o controle da franqueadora é menor e evitar problemas vai dar mais trabalho!

Lyana Bittencourt é especialista em franchising e sócia e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe

Mais de Falando de franquias

Falando de franquias

EXPANSÃO E RENOVAÇÃO

Recentemente tive a oportunidade de liderar um painel no Congresso de Expansão na ABF Franchising Week que teve como tema “Como o modelo de negócios pode estar influenciando o crescimento da rede?“ nesse painel – que também teve a participação de redes como o Bob´s, Clube Melissa e Club Life to Go – pudemos levar uma reflexão para o mercado de franquias.
Falando de franquias

Business Synergy e o Franchising do Bem.

Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse mês que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo que ao longo dos anos tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.
Falando de franquias

COMO EVITAR QUE SUA EMPRESA FIQUE PARADA NO TEMPO

Numa realidade em que são raros os mercados que podem ser considerados "oceanos azuis" – ou seja, aqueles em que a concorrência ainda não chegou ou não oferece risco – estar atento à renovação do modelo de negócios, sua proposta de valor e a forma que ela se apresenta no mercado são ações fundamentais que não podem deixar de estar presentes na mente dos empresários em todas as decisões que vai tomar.
Falando de franquias

Enquanto o mercado vai com a farinha o franchising traz o bolo!

Muito se falava sobre as pessoas que perderam seus empregos e iriam buscar negócios para empreender, prioritariamente de baixo investimento, ou que a falta de confiança no mercado não traria novos empresários interessados em transformar seus negócios em franquia. Não foi isso que aconteceu. Veja a visão do Grupo BITTENCOURT sobre a recuperação dos negócios e da confiança no mercado de franquias.
Falando de franquias

Propósito – A essência aplicada na ponta

Em 2017 o Grupo BITTENCOURT traz para a 8ª Edição do Fórum de Franquias o tema PROPÓSITO QUE ENGAJA DE FATO. Um tema relevante que cada vez mais tem sido discutido no mundo dos negócios. Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.
Falando de franquias

INOVAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS

O 8º Fórum Internacional de Franquias acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo. Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento. E a primeira pergunta é: em seu negócio, existe uma cultura voltada para inovação? . Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento.