Quantas horas devo dedicar à operação de uma franquia?

Muitas pessoas quando optam por abrir um negócio próprio ou comprar uma franquia, acabam se iludindo com o que lhes é apresentado como pontos positivos da empreitada
Por  Lyana Bittencourt
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Muitas pessoas quando optam por abrir um negócio próprio ou comprar uma franquia, acabam se iludindo com o que lhes é apresentado como pontos positivos da empreitada.

No caso das franquias, muitos empreendedores não se atentam a detalhes que são fundamentais no processo de decisão. Um deles é o quanto do tempo desse profissional deve ser investido no negócio para que ele passe pelos estágios de desenvolvimento de sua unidade e tenha sucesso.

Operar uma franquia não é diferente do que operar um negócio independente. O empreendedor que investiu na franquia deseja obter o retorno do capital investido no menor tempo projetado. E isso só será possível com muita dedicação. Quanto de dedicação? Lamento dizer que deve ser, no mínimo, de oito a 12 horas por dia.

O empreendedor não deve entrar em uma franquia acreditando que vai trabalhar menos e que os resultados virão sem muito esforço. Pelo contrário, até que a equação financeira seja positiva, é preciso muita dedicação e trabalho.

Antes de investir no negócio, o franqueado precisa ter em mente que os dois primeiros anos de operação não serão fáceis. Anos esses, que vão exigir muita dedicação, equilíbrio e persistência da parte dele. Apesar de ser franquia, não é possível prever o que pode ocorrer.

Por exemplo, uma simples mudança na carga tributária pode ter um impacto grande no negócio e que exigirá ações emergenciais. Ou o desempenho de vendas pode não ocorrer como foi projetado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, no sistema de franchising existe algo que o empreendedor conta forte a seu favor, e que faz uma grande diferença em relação a empreender de forma independente, ele conta com o apoio e orientação da franqueadora durante todo o período da relação contratual com essa empresa.

Cabe à equipe da franqueadora, treinar, transferir know-how, acompanhar o franqueado e orientá-lo para que ele atinja os resultados projetados em sua unidade e evite cometer erros que possa levá-lo ao fracasso. O que é muito diferente de começar um negócio sem experiência e com risco de perder o capital investido.

O quanto o empreendedor se dedica tem uma relação direta com o sucesso do negócio. O velho ditado “o olho do dono é que engorda o gado” é válido para as franquias também. Bom trabalho!

Lyana Bittencourt é especialista em franchising e sócia e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT 

Compartilhe

Mais de Falando de franquias

Falando de franquias

EXPANSÃO E RENOVAÇÃO

Recentemente tive a oportunidade de liderar um painel no Congresso de Expansão na ABF Franchising Week que teve como tema “Como o modelo de negócios pode estar influenciando o crescimento da rede?“ nesse painel – que também teve a participação de redes como o Bob´s, Clube Melissa e Club Life to Go – pudemos levar uma reflexão para o mercado de franquias.
Falando de franquias

Business Synergy e o Franchising do Bem.

Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse mês que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo que ao longo dos anos tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.
Falando de franquias

COMO EVITAR QUE SUA EMPRESA FIQUE PARADA NO TEMPO

Numa realidade em que são raros os mercados que podem ser considerados "oceanos azuis" – ou seja, aqueles em que a concorrência ainda não chegou ou não oferece risco – estar atento à renovação do modelo de negócios, sua proposta de valor e a forma que ela se apresenta no mercado são ações fundamentais que não podem deixar de estar presentes na mente dos empresários em todas as decisões que vai tomar.
Falando de franquias

Enquanto o mercado vai com a farinha o franchising traz o bolo!

Muito se falava sobre as pessoas que perderam seus empregos e iriam buscar negócios para empreender, prioritariamente de baixo investimento, ou que a falta de confiança no mercado não traria novos empresários interessados em transformar seus negócios em franquia. Não foi isso que aconteceu. Veja a visão do Grupo BITTENCOURT sobre a recuperação dos negócios e da confiança no mercado de franquias.
Falando de franquias

Propósito – A essência aplicada na ponta

Em 2017 o Grupo BITTENCOURT traz para a 8ª Edição do Fórum de Franquias o tema PROPÓSITO QUE ENGAJA DE FATO. Um tema relevante que cada vez mais tem sido discutido no mundo dos negócios. Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.
Falando de franquias

INOVAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS

O 8º Fórum Internacional de Franquias acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo. Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento. E a primeira pergunta é: em seu negócio, existe uma cultura voltada para inovação? . Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento.