Pensando em empreender? Evite alguns erros comuns

Na era do "downsizing", empreender tem sido um caminho escolhido por muitos empresários e ex-executivos
Por  Lyana Bittencourt
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O número de novos empreendedores que surgem a cada ano no Brasil só aumenta. De acordo com dados de maio de 2013 do Ministério da Previdência Social, superamos a marca de três milhões de brasileiros que são oficialmente microempreendedores individuais. Na era do “downsizing” nas organizações, empreender – seja em um negócio próprio ou por meio de uma franquia – tem sido um caminho escolhido por muitos empresários e ex-executivos.

Dentre essas duas opções de investimento existem prós e contras, mas vale lembrar aqui que a opção pela franquia reduz os riscos do empresário, pois se trata de um modelo de negócio que já deu certo e está sendo replicado por meio da empresa franqueadora. Independentemente do caminho escolhido existem alguns erros comuns que podem ser evitados pelos novos empreendedores.

Muitas vezes de forma impensada, executivos que atuavam em cargos de alto nível carregam consigo características culturais e de estrutura da empresa anterior. Por exemplo, o tamanho da equipe à sua disposição (secretária, office-boy, etc.) e o número de benefícios usufruídos podem não condizer com a realidade do negócio próprio. Isso pode criar dificuldades de adaptação a esse novo ambiente e retardar a evolução do empreendedor.

No entanto, em outras circunstâncias, executivos que têm muita confiança na sua capacidade de empreender, podem não enxergar a oportunidade de aprender com exemplos de outras pessoas. Eles podem enfrentar problemas em áreas que não conhecem ou com as quais não tiveram nenhuma experiência de trabalho. Um especialista em finanças pode não dominar os conhecimentos necessários na área de recursos humanos ou de marketing, por exemplo.

Por isso, algumas dicas são fundamentais para quem deseja começar a empreender:

  • Tenha humildade e busque conhecimento com quem já passou por experiências semelhantes.
  • Não tenha receio de investir em cursos de empreendedorismo e buscar competências que não fizeram parte da sua trajetória profissional.
  • Tenha consciência que ativos como pessoas e marketing são cruciais para o sucesso do negócio.
  • Procure informações sobre as particularidades do nicho de mercado em que você deseja investir, principais competidores, etc.
  • Identifique se o seu perfil é adequado para determinado tipo de negócio. Se for preciso, peça a ajuda de um “coach” para auxiliá-lo nessa tarefa.
  • Faça um bom planejamento do negócio e projete as análises financeiras dos próximos cinco anos, pelo menos.

E por fim, acredite nas suas ideias. Tenha dedicação e empenho em tudo o que fizer e trabalhe duro em prol dos resultados. Uma vez, Martin Luther King disse: “Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo”. Portanto, arregace as mangas e mãos à obra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe

Mais de Falando de franquias

Falando de franquias

EXPANSÃO E RENOVAÇÃO

Recentemente tive a oportunidade de liderar um painel no Congresso de Expansão na ABF Franchising Week que teve como tema “Como o modelo de negócios pode estar influenciando o crescimento da rede?“ nesse painel – que também teve a participação de redes como o Bob´s, Clube Melissa e Club Life to Go – pudemos levar uma reflexão para o mercado de franquias.
Falando de franquias

Business Synergy e o Franchising do Bem.

Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse mês que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo que ao longo dos anos tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.
Falando de franquias

COMO EVITAR QUE SUA EMPRESA FIQUE PARADA NO TEMPO

Numa realidade em que são raros os mercados que podem ser considerados "oceanos azuis" – ou seja, aqueles em que a concorrência ainda não chegou ou não oferece risco – estar atento à renovação do modelo de negócios, sua proposta de valor e a forma que ela se apresenta no mercado são ações fundamentais que não podem deixar de estar presentes na mente dos empresários em todas as decisões que vai tomar.
Falando de franquias

Enquanto o mercado vai com a farinha o franchising traz o bolo!

Muito se falava sobre as pessoas que perderam seus empregos e iriam buscar negócios para empreender, prioritariamente de baixo investimento, ou que a falta de confiança no mercado não traria novos empresários interessados em transformar seus negócios em franquia. Não foi isso que aconteceu. Veja a visão do Grupo BITTENCOURT sobre a recuperação dos negócios e da confiança no mercado de franquias.
Falando de franquias

Propósito – A essência aplicada na ponta

Em 2017 o Grupo BITTENCOURT traz para a 8ª Edição do Fórum de Franquias o tema PROPÓSITO QUE ENGAJA DE FATO. Um tema relevante que cada vez mais tem sido discutido no mundo dos negócios. Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.
Falando de franquias

INOVAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS

O 8º Fórum Internacional de Franquias acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo. Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento. E a primeira pergunta é: em seu negócio, existe uma cultura voltada para inovação? . Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento.