O movimento da indústria para o franchising
As indústrias passaram a entender o franchising como uma escolha possível para expandir seus negócios no varejo. Esse movimento tem se fortalecido nos últimos anos, refletindo os números positivos de crescimento do setor e a capacidade do sistema de proporcionar uma relação ganha-ganha entre franqueadores e franqueados.
Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
As indústrias passaram a entender o franchising como uma escolha possível para expandir seus negócios no varejo. Esse movimento tem se fortalecido nos últimos anos, refletindo os números positivos de crescimento do setor e a capacidade do sistema de proporcionar uma relação ganha-ganha entre franqueadores e franqueados.
Essa estratégia de expansão tem permitido às indústrias ingressarem no varejo de maneira direta. Os ganhos são diversos e envolvem diferentes aspectos do negócio. Por outro lado, existem desafios a serem superados. Sendo assim, trago algumas reflexões que podem orientar as estratégias de negócios das indústrias que querem transformar-se em franqueadoras.
Vantagens
• Fortalecimento da imagem da marca.
• Expansão com mais velocidade para novos mercados.
• Alavancagem do negócio por meio do investimento de parceiros.
• Capacidade de monitorar as operações franqueadas, a partir de regras preestabelecidas para a rede de franquias.
• Valorização e potencialização dos produtos da indústria no varejo.
• Oferecimento de uma experiência de compra diferenciada, sem a concorrência que existe dentro de uma loja multimarca.
Desafios
• Criar a estrutura da franqueadora com uma cultura própria para esse modelo de negócios.
• Adquirir o know how sobre a atuação no varejo.
• Administrar o abastecimento dos produtos em multicanais.
• Aprender a liderar pelo exemplo.
• Gerenciar o marketing da franqueadora de forma compartilhada com os franqueados.
Ainda existe muito espaço para que as indústrias se aproximem de seus consumidores por meio do varejo e das franquias. Preparem-se!
Mais de Falando de franquias
EXPANSÃO E RENOVAÇÃO
Recentemente tive a oportunidade de liderar um painel no Congresso de Expansão na ABF Franchising Week que teve como tema “Como o modelo de negócios pode estar influenciando o crescimento da rede?“ nesse painel – que também teve a participação de redes como o Bob´s, Clube Melissa e Club Life to Go – pudemos levar uma reflexão para o mercado de franquias.
Business Synergy e o Franchising do Bem.
Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse mês que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo que ao longo dos anos tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.
POR QUE É AINDA TÃO DIFÍCIL INTERNALIZAR A CULTURA DA INOVAÇÃO?
Muitas vezes nos deparamos com essa dúvida quando olhamos para as empresas tradicionais. Porque elas insistem em fazer as coisas como sempre fizeram, ou ainda, acreditam que o que deu certo no passado ainda é receita de sucesso para o futuro mesmo num cenário em que todo o resto aponta o contrário?
COMO EVITAR QUE SUA EMPRESA FIQUE PARADA NO TEMPO
Numa realidade em que são raros os mercados que podem ser considerados "oceanos azuis" – ou seja, aqueles em que a concorrência ainda não chegou ou não oferece risco – estar atento à renovação do modelo de negócios, sua proposta de valor e a forma que ela se apresenta no mercado são ações fundamentais que não podem deixar de estar presentes na mente dos empresários em todas as decisões que vai tomar.
Enquanto o mercado vai com a farinha o franchising traz o bolo!
Muito se falava sobre as pessoas que perderam seus empregos e iriam buscar negócios para empreender, prioritariamente de baixo investimento, ou que a falta de confiança no mercado não traria novos empresários interessados em transformar seus negócios em franquia.
Não foi isso que aconteceu.
Veja a visão do Grupo BITTENCOURT sobre a recuperação dos negócios e da confiança no mercado de franquias.
Propósito – A essência aplicada na ponta
Em 2017 o Grupo BITTENCOURT traz para a 8ª Edição do Fórum de Franquias o tema PROPÓSITO QUE ENGAJA DE FATO. Um tema relevante que cada vez mais tem sido discutido no mundo dos negócios. Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior
às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.
INOVAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS
O 8º Fórum Internacional de Franquias acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo. Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento. E a primeira pergunta é: em seu negócio, existe uma cultura voltada para inovação?
. Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento.
Empreendedorismo colaborativo – como empresas podem contribuir para um consumo consciente
Sempre ouvimos que a sociedade vive de ciclos, isso se aplica à moda, à arquitetura, à indústria automobilística e mais recentemente ao comportamento dos empresários e consumidores no mundo dos negócios
A força da estrutura organizacional na sustentação das redes de franquia
Nunca foi tão importante para as empresas franqueadoras repensar sua estrutura organizacional e sua proposta de valor para o mercado e para a rede, como no momento atual
Internacionalização de franquias brasileiras
Investir em internacionalização de redes de franquias vem sendo uma solução para os brasileiros que estão à procura de mercados mais estabilizados e menos suscetíveis a flutuações econômicas