O franchising é um setor maduro no Brasil?

O franchising no Brasil cresceu a taxas bem superiores ao PIB, porém não podemos afirmar que é um setor totalmente maduro. Existe ainda um caminho a ser percorrido pelos empresários que atuam com o sistema
Por  Lyana Bittencourt
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O franchising no Brasil cresceu a taxas bem superiores ao PIB (Produto Interno Bruto), porém não podemos afirmar que é um setor totalmente maduro. Existe ainda um caminho a ser percorrido pelos empresários que atuam com o sistema. Por ser um mercado composto de diferentes segmentos e de perfis distintos de empresas em tamanho, localização e tipos de produtos e serviços que comercializam, existe uma complexidade maior nas análises de maturidade do setor.

Quanto à condução do processo de franquear o negócio, ou seja, de utilizar o sistema de franquias para expansão de suas marcas, a curva de aprendizado dos franqueadores, em alguns segmentos, ainda é pequena. Por outro lado, existem players no mercado que já se encontram em um estágio de maturidade elevada, em que a rede conta com franqueados engajados, rentabilizados e liderando mais de uma unidade.

Em relação à estrutura de gestão, esses players encontram-se num nível considerado de bom para ótimo, com políticas bem definidas e disseminadas em toda a rede. Além de ter um sistema de gestão informatizado e consultorias de campo que lhes permitem avaliar a performance das unidades franqueadas e implementar ações preventivas, o que é essencial no franchising.

Atuar no franchising é desafiador. Os empresários que decidem por esse modelo de expansão devem ter uma visão clara de que terão que contar com o engajamento de seus franqueados, da mesma forma que estes devem contar com o apoio e suporte da franqueadora para que a unidade, sob seu comando, atinja os resultados projetados e que consigam obter retorno do capital investido.

Neste cenário, acreditamos que o mercado de franquias está em desenvolvimento: muitas empresas estão no período iniciante (menos de dois anos no sistema), uma parcela maior está em desenvolvimento e um grupo significativo já se encontra em um estágio maduro e rumo à consolidação.

Ainda temos muito espaço no Brasil para crescer com franquias. O sistema tem contribuído com o desenvolvimento do país e com a maior arrecadação de impostos. Pequenos negócios que atuavam no mercado informal, hoje estão atuando no franchising de forma estruturada. A consequência positiva é que alguns mercados se organizaram a partir do franchising, em especial os negócios de prestação de serviços, que geram conveniência para a população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O grande desafio do franchising brasileiro é a condição desses empresários de manter a rede competitiva e sobreviver face às intempéries do ambiente econômico do país e das políticas de nosso governo. O sistema cresceu e continuará crescendo, porém a sua consolidação vai depender de algumas trilhas ligadas à gestão, liderança e capacitação, que precisam ser percorridas por todos.

Lyana Bittencourt é especialista em franchising e sócia e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT.

Compartilhe

Mais de Falando de franquias

Falando de franquias

EXPANSÃO E RENOVAÇÃO

Recentemente tive a oportunidade de liderar um painel no Congresso de Expansão na ABF Franchising Week que teve como tema “Como o modelo de negócios pode estar influenciando o crescimento da rede?“ nesse painel – que também teve a participação de redes como o Bob´s, Clube Melissa e Club Life to Go – pudemos levar uma reflexão para o mercado de franquias.
Falando de franquias

Business Synergy e o Franchising do Bem.

Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse mês que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo que ao longo dos anos tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.
Falando de franquias

COMO EVITAR QUE SUA EMPRESA FIQUE PARADA NO TEMPO

Numa realidade em que são raros os mercados que podem ser considerados "oceanos azuis" – ou seja, aqueles em que a concorrência ainda não chegou ou não oferece risco – estar atento à renovação do modelo de negócios, sua proposta de valor e a forma que ela se apresenta no mercado são ações fundamentais que não podem deixar de estar presentes na mente dos empresários em todas as decisões que vai tomar.
Falando de franquias

Enquanto o mercado vai com a farinha o franchising traz o bolo!

Muito se falava sobre as pessoas que perderam seus empregos e iriam buscar negócios para empreender, prioritariamente de baixo investimento, ou que a falta de confiança no mercado não traria novos empresários interessados em transformar seus negócios em franquia. Não foi isso que aconteceu. Veja a visão do Grupo BITTENCOURT sobre a recuperação dos negócios e da confiança no mercado de franquias.
Falando de franquias

Propósito – A essência aplicada na ponta

Em 2017 o Grupo BITTENCOURT traz para a 8ª Edição do Fórum de Franquias o tema PROPÓSITO QUE ENGAJA DE FATO. Um tema relevante que cada vez mais tem sido discutido no mundo dos negócios. Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.
Falando de franquias

INOVAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS

O 8º Fórum Internacional de Franquias acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo. Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento. E a primeira pergunta é: em seu negócio, existe uma cultura voltada para inovação? . Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento.