Investir em franquias é um bom negócio?

Com números tão expressivos e em meio a tantas notícias que circulam sobre o setor, muitas pessoas tem se interessado em investir no sistema de franquias. Mas ainda existe aquela dúvida se esse tipo de investimento é realmente um bom negócio.
Por  Lyana Bittencourt
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Entre os dias 12 e 15 de junho, a cidade de São Paulo recebeu a maior feira de franquias do mundo: a ABF Franchising Expo 2013, que reuniu 470 expositores e teve a presença de cerca de 60 mil pessoas durante os quatro dias de realização do evento. Com números tão expressivos e em meio a tantas notícias que circulam sobre o setor, muitas pessoas tem se interessado em investir no sistema de franquias. Mas ainda existe aquela dúvida se esse tipo de investimento é realmente um bom negócio.

O franchising tem em sua essência o conceito de replicar um modelo de negócio que já foi testado e deu certo. O franqueador fornece todo o seu know how e suporte, enquanto o franqueado contribui com sua força de trabalho e entra com o investimento inicial para começar a operação. 

Dados do Sebrae apontam que 60% dos negócios independentes fecham nos cinco primeiros anos. Enquanto no franchising esse percentual cai para 5%. No entanto, tais estatísticas não significam a garantia de 100% de sucesso. É possível observar que para se obter êxito na operação existe uma tríade. Nela, o primeiro componente é o negócio em si (sua perenidade, o suporte oferecido pela franqueadora); o segundo é o próprio operador (como o franqueado administra e se dedica à sua operação); e o terceiro, para operações de varejo, é a localização do ponto comercial. 

Além de estar atento a todas as informações já mencionadas, destaco a seguir outros pontos importantes que devem ser levados em consideração antes de se investir em uma franquia.

1) Pesquise e analise o segmento de negócio. Busque por tendências de mercado, diferenciais competitivos da marca e analise a demanda futura no segmento em que está investindo.
2) Avalie sua identificação com a marca. Investir em algo por modismo, sem que haja uma real identificação com o negócio, pode gerar frustação e complicar a administração da franquia.
3) Procure informações com franqueados da rede. Converse com quem já possui uma franquia da rede e analise tudo o que pode impactar na sua tomada de decisão.
4) Cheque as projeções de resultados da operação. Você precisa estar seguro de que os número e prazos para retorno sobre seu investimento estejam de acordo com suas expectativas.
5) Conheça a estrutura de suporte que a franqueadora oferece. Saiba quais itens estão previstos ao longo do contrato, como consultoria de campo, sistemas, ações de marketing, capacitação.

 

Investir em franquias não é algo que possa ser definido da noite pro dia, mas certamente com dedicação e empreendedorismo, o franchising oferece muitas oportunidades para quem deseja ter seu próprio negócio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem está pensando em ingressar nesse mercado, nos próximos dias continuarei a abordar mais dicas sobre franquias.

 

Compartilhe

Mais de Falando de franquias

Falando de franquias

EXPANSÃO E RENOVAÇÃO

Recentemente tive a oportunidade de liderar um painel no Congresso de Expansão na ABF Franchising Week que teve como tema “Como o modelo de negócios pode estar influenciando o crescimento da rede?“ nesse painel – que também teve a participação de redes como o Bob´s, Clube Melissa e Club Life to Go – pudemos levar uma reflexão para o mercado de franquias.
Falando de franquias

Business Synergy e o Franchising do Bem.

Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse mês que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo que ao longo dos anos tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.
Falando de franquias

COMO EVITAR QUE SUA EMPRESA FIQUE PARADA NO TEMPO

Numa realidade em que são raros os mercados que podem ser considerados "oceanos azuis" – ou seja, aqueles em que a concorrência ainda não chegou ou não oferece risco – estar atento à renovação do modelo de negócios, sua proposta de valor e a forma que ela se apresenta no mercado são ações fundamentais que não podem deixar de estar presentes na mente dos empresários em todas as decisões que vai tomar.
Falando de franquias

Enquanto o mercado vai com a farinha o franchising traz o bolo!

Muito se falava sobre as pessoas que perderam seus empregos e iriam buscar negócios para empreender, prioritariamente de baixo investimento, ou que a falta de confiança no mercado não traria novos empresários interessados em transformar seus negócios em franquia. Não foi isso que aconteceu. Veja a visão do Grupo BITTENCOURT sobre a recuperação dos negócios e da confiança no mercado de franquias.
Falando de franquias

Propósito – A essência aplicada na ponta

Em 2017 o Grupo BITTENCOURT traz para a 8ª Edição do Fórum de Franquias o tema PROPÓSITO QUE ENGAJA DE FATO. Um tema relevante que cada vez mais tem sido discutido no mundo dos negócios. Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.
Falando de franquias

INOVAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS

O 8º Fórum Internacional de Franquias acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo. Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento. E a primeira pergunta é: em seu negócio, existe uma cultura voltada para inovação? . Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento.