Franqueadoras brasileiras ganham concorrentes de peso

Não é de hoje que o mercado brasileiro é visto com bons olhos por muitas redes de negócios estrangeiras. Dunkin' Donuts e Benefit Cosmetics, por exemplo, já têm estratégias bem traçadas para expandir suas marcas no país
Por  Lyana Bittencourt
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Não é de hoje que o mercado brasileiro é visto com bons olhos por muitas redes de negócios estrangeiras. Cada vez mais as franqueadoras brasileiras têm ganhado fortes concorrentes e quero destacar aqui duas grandes marcas que aportaram no mercado brasileiro em 2013: Dunkin’ Donuts (rede de cafeterias) e Benefit Cosmetics (beauty boutique originária da Califórnia/EUA). Ambas já têm estratégias bem traçadas para expandir suas marcas no país e estão buscando os primeiros franqueados para concretizar esse plano.

O interesse dessas marcas pelo Brasil também reflete o bom desempenho da nossa economia. Segundo dados da empresa de pesquisas Eumonitor, o Brail é hoje o terceiro maior mercado mundial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, atrás apenas de Japão e EUA. O setor de alimentação, por sua vez, representa o segundo maior faturamento do franchising brasileiro, tendo movimentado mais R$ 20 bilhões de reais em 2012, segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Mas se pensarmos que a concorrência para a Dunkin’ Donuts e Benefit Cosmetics é acirrada, o que esperar da estratégia dessas redes no mercado brasileiro?

Pela segunda vez no país, a Dunkin’ Donuts planejou seu retorno estudando por mais de 18 meses a melhor forma de atuar no Brasil. Como estratégia, decidiu se associar a máster franqueados que desenvolverão regiões prioritárias: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. E como definição, esses parceiros serão grupos de investidores capitalizados e com conhecimento do mercado de alimentação. A experiência adquirida pelas operações em outros países da América Latina fortalece a empresa na briga pelo consumidor brasileiro.  

Já no caso da Benefit Cosmetics, optar por trabalhar por meio de franquias no Brasil demonstrou inovação e pioneirismo dentro do Grupo LVMH, uma vez que as boutiques da marca pelo mundo são corporate. As consumidoras serão atraídas por uma marca que tem em seu DNA uma forma única de direcionar o ambiente cool da loja e de se relacionar com as clientes. Esse novo conceito vai gerar mais competição para o mercado brasileiro de beleza.

Ambas as marcas têm grandes diferenciais competitivos para conquistar seu espaço e incomodar grandes redes já presentes no país. E quem ganha com tudo isso? Sem dúvida, o sistema de franchising. Quanto mais qualificadas as redes e maior a concorrência, mais se verão melhores práticas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe

Mais de Falando de franquias

Falando de franquias

EXPANSÃO E RENOVAÇÃO

Recentemente tive a oportunidade de liderar um painel no Congresso de Expansão na ABF Franchising Week que teve como tema “Como o modelo de negócios pode estar influenciando o crescimento da rede?“ nesse painel – que também teve a participação de redes como o Bob´s, Clube Melissa e Club Life to Go – pudemos levar uma reflexão para o mercado de franquias.
Falando de franquias

Business Synergy e o Franchising do Bem.

Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse mês que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo que ao longo dos anos tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.
Falando de franquias

COMO EVITAR QUE SUA EMPRESA FIQUE PARADA NO TEMPO

Numa realidade em que são raros os mercados que podem ser considerados "oceanos azuis" – ou seja, aqueles em que a concorrência ainda não chegou ou não oferece risco – estar atento à renovação do modelo de negócios, sua proposta de valor e a forma que ela se apresenta no mercado são ações fundamentais que não podem deixar de estar presentes na mente dos empresários em todas as decisões que vai tomar.
Falando de franquias

Enquanto o mercado vai com a farinha o franchising traz o bolo!

Muito se falava sobre as pessoas que perderam seus empregos e iriam buscar negócios para empreender, prioritariamente de baixo investimento, ou que a falta de confiança no mercado não traria novos empresários interessados em transformar seus negócios em franquia. Não foi isso que aconteceu. Veja a visão do Grupo BITTENCOURT sobre a recuperação dos negócios e da confiança no mercado de franquias.
Falando de franquias

Propósito – A essência aplicada na ponta

Em 2017 o Grupo BITTENCOURT traz para a 8ª Edição do Fórum de Franquias o tema PROPÓSITO QUE ENGAJA DE FATO. Um tema relevante que cada vez mais tem sido discutido no mundo dos negócios. Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.
Falando de franquias

INOVAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS

O 8º Fórum Internacional de Franquias acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo. Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento. E a primeira pergunta é: em seu negócio, existe uma cultura voltada para inovação? . Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento.