COMO EVITAR QUE SUA EMPRESA FIQUE PARADA NO TEMPO

Numa realidade em que são raros os mercados que podem ser considerados "oceanos azuis" – ou seja, aqueles em que a concorrência ainda não chegou ou não oferece risco – estar atento à renovação do modelo de negócios, sua proposta de valor e a forma que ela se apresenta no mercado são ações fundamentais que não podem deixar de estar presentes na mente dos empresários em todas as decisões que vai tomar.
Por  Lyana Bittencourt
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Muitas vezes vemos algumas empresas tão apegadas aos seus produtos, à sua forma de atendimento “que sempre deu certo” ou que “sempre foi assim” que elas simplesmente não percebem que estão perdendo mercado e competitividade.

O que deu certo no passado não é garantia de sucesso no futuro. Então rever a forma de agir e de se apresentar para os clientes tem que ser sim repensada.

Isso não significa perder a essência do negócio, seus valores ou o seu propósito de existir. Isso é e sempre deverá ser o que vai guiar a empresa a cada decisão tomada. Quando ela não sabe para onde ir, o caminho que mais for fiel a seu propósito é o que deve ser seguido.

No entanto, há muitas formas de se renovar, de se manter competitivo e com proposta de valor atrativa para o seu mercado consumidor sem perder sua essência. Algumas delas passam por desenvolver novos modelos de negócios, novos canais de distribuição, inovar no relacionamento com o consumidor ou mesmo um olhar mais profundo para dentro da companhia para identificar quais etapas do seu processo interno poderiam ser otimizadas de forma que ela ganhe mais eficiência.

Somente a partir do reconhecimento do problema é que se pode pensar em uma solução. E para isso, fazer um diagnóstico empresarial pode ser o caminho. Ou seja, mapear todos os pontos nevrálgicos do negócio e pensar em como melhorá-lo e aplicar as melhores práticas em cada um dos pontos. O diagnóstico permite definir quais são as áreas prioritárias para ação imediata e quais podem ser planejadas para um segundo momento. Processo extremamente importante para a empresa não se perder em muitas revisões e reestruturações e acabar não concluindo nenhuma.

Para todos esses pontos contar com especialistas pode ser o melhor caminho. Por quê correr o risco de se começar por exemplo uma reestruturação do negócio sem que se tenha total conhecimento dos pontos fundamentais desse processo?  Começar certo, ter a certeza do caminho que vai oferecer menor risco e maior oportunidade são fatores que apenas com o parceiro certo e com conhecimento para tal podem proporcionar.

Compartilhe

Mais de Falando de franquias

Falando de franquias

EXPANSÃO E RENOVAÇÃO

Recentemente tive a oportunidade de liderar um painel no Congresso de Expansão na ABF Franchising Week que teve como tema “Como o modelo de negócios pode estar influenciando o crescimento da rede?“ nesse painel – que também teve a participação de redes como o Bob´s, Clube Melissa e Club Life to Go – pudemos levar uma reflexão para o mercado de franquias.
Falando de franquias

Business Synergy e o Franchising do Bem.

Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse mês que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo que ao longo dos anos tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.
Falando de franquias

Enquanto o mercado vai com a farinha o franchising traz o bolo!

Muito se falava sobre as pessoas que perderam seus empregos e iriam buscar negócios para empreender, prioritariamente de baixo investimento, ou que a falta de confiança no mercado não traria novos empresários interessados em transformar seus negócios em franquia. Não foi isso que aconteceu. Veja a visão do Grupo BITTENCOURT sobre a recuperação dos negócios e da confiança no mercado de franquias.
Falando de franquias

Propósito – A essência aplicada na ponta

Em 2017 o Grupo BITTENCOURT traz para a 8ª Edição do Fórum de Franquias o tema PROPÓSITO QUE ENGAJA DE FATO. Um tema relevante que cada vez mais tem sido discutido no mundo dos negócios. Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.
Falando de franquias

INOVAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS

O 8º Fórum Internacional de Franquias acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo. Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento. E a primeira pergunta é: em seu negócio, existe uma cultura voltada para inovação? . Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento.