Business Synergy e o Franchising do Bem.

Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse mês que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo que ao longo dos anos tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.
Por  Lyana Bittencourt
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Esse ano em especial, fico feliz ao ver que um movimento que sempre observava no mercado de franquias americano ganhar corpo no franchising nacional. Franqueadores experientes estão abrindo as portas de suas sedes para receberem outros empresários do setor para compartilharem experiências e o know how que agregaram ao longo dos anos na gestão de suas redes de franquias.

Essa satisfação pessoal vem do fato de que sempre que visitamos a Convenção da IFA (International Franchise Association) nos Estados Unidos ou outro evento internacional, vemos franqueadores compartilhando desafios e experiências reais com outros empresários do setor sendo que muitas vezes isso ocorre de maneira bastante fluida mesmo entre concorrentes. Aqui no Brasil, esse movimento sempre foi muito sutil, havia sempre o receio de compartilhar demais, dizer demais, e com isso perder algum espaço no mercado. Afinal, em boca fechada não entra mosquito, não é mesmo?

Não, não é!

No mundo conectado e na chamada era do acesso em que vivemos hoje, já não cabe achar que alguém detém com exclusividade alguma informação, ou conteúdo. Desde que as plataformas open source para cocriação e colaboração ganharam força, ficou mais evidente que se manter isolado e levantar muros para se proteger não trazem benefício algum. Quem consegue transpor essa barreira ganha e muito. Ganha em colaboração, construção conjunta, cocriação, inovação e por que não, velocidade.

E é isso que tem acontecido no franchising nos últimos anos. Uma sinergia maior entre os negócios para a construção do que muitos tem chamado de “franchising do bem”. A união entre os empresários do sistema de franquias para construírem efetivamente um setor mais forte e consolidado, com boas práticas implantadas e profissionalização, evitando a proliferação de aventureiros que denigrem o setor e o modelo de negócios de franquias.

Ao longo dos anos como consultores, sempre estimulamos esse processo de colaboração. Clientes recém ingressos no franchising desejavam trocar experiências com quem já havia trilhado seu caminho de sucesso no setor. E sempre fomentamos esses encontros entre redes consolidadas e novatas. O resultado sempre foi engrandecedor. Quem ensina acaba com a sensação de que o bem e satisfação pessoal que recebeu foi muito maior do que a contribuição dada. Quem teve a oportunidade de aprender, sai mais seguro e confiante dos passos que deve dar e, nós como consultores, saímos certos de estarmos fazendo valer o nosso papel nesse ecossistema. Sinergia pura!

Então fica aqui o convite para você empresário do setor de franquias ou qualquer outro setor para ampliar a consciência e ser mais participativo. Muitas vezes dividir acaba sendo a melhor maneira de multiplicar.

Esse ano o Grupo BITTENCOURT e a ABF promovem visitas técnicas a operações de varejo e franquias consolidadas. 2 Grupos de 20 pessoas cada terão a oportunidade de conhecer de perto a gestão de marcas ícones do segmento, acompanhados por consultores da BITTENCOURT e por executivos das marcas anfitriãs durante a ABF Franchising Week. O projeto está em linha com o propósito da consultoria de contribuir com o desenvolvimento do país e do sistema que desenvolve há mais de 30 anos.

Lyana Bittencourt, diretora executiva do Grupo BITTENCOURT

Compartilhe

Mais de Falando de franquias

Falando de franquias

EXPANSÃO E RENOVAÇÃO

Recentemente tive a oportunidade de liderar um painel no Congresso de Expansão na ABF Franchising Week que teve como tema “Como o modelo de negócios pode estar influenciando o crescimento da rede?“ nesse painel – que também teve a participação de redes como o Bob´s, Clube Melissa e Club Life to Go – pudemos levar uma reflexão para o mercado de franquias.
Falando de franquias

COMO EVITAR QUE SUA EMPRESA FIQUE PARADA NO TEMPO

Numa realidade em que são raros os mercados que podem ser considerados "oceanos azuis" – ou seja, aqueles em que a concorrência ainda não chegou ou não oferece risco – estar atento à renovação do modelo de negócios, sua proposta de valor e a forma que ela se apresenta no mercado são ações fundamentais que não podem deixar de estar presentes na mente dos empresários em todas as decisões que vai tomar.
Falando de franquias

Enquanto o mercado vai com a farinha o franchising traz o bolo!

Muito se falava sobre as pessoas que perderam seus empregos e iriam buscar negócios para empreender, prioritariamente de baixo investimento, ou que a falta de confiança no mercado não traria novos empresários interessados em transformar seus negócios em franquia. Não foi isso que aconteceu. Veja a visão do Grupo BITTENCOURT sobre a recuperação dos negócios e da confiança no mercado de franquias.
Falando de franquias

Propósito – A essência aplicada na ponta

Em 2017 o Grupo BITTENCOURT traz para a 8ª Edição do Fórum de Franquias o tema PROPÓSITO QUE ENGAJA DE FATO. Um tema relevante que cada vez mais tem sido discutido no mundo dos negócios. Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.
Falando de franquias

INOVAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS

O 8º Fórum Internacional de Franquias acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo. Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento. E a primeira pergunta é: em seu negócio, existe uma cultura voltada para inovação? . Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento.