5 cuidados ao abrir uma franquia para trabalhar em casa

Investir em franquias home-based é alternativa para abertura do próprio negócio, mas exige certos cuidados do empreendedor
Por  Lyana Bittencourt
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Já comum em mercados mais maduros – a exemplo do mercado norte-americano –, o modelo de franquias para trabalhar em casa (as chamadas franquias home-based) está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. O baixo custo de investimento inicial, o crescimento do setor de serviços – um dos principais nichos das microfranquias – e a vontade de ter o próprio negócio impulsionam empreendedores brasileiros a investir nesse modelo.

As franquias para trabalhar em casa, no entanto, apesar de demandarem uma infraestrutura menor, exigem cuidados para evitar que o sonho de ser empreendedor se transforme em frustação e induzam à quebra da operação. De acordo com o Sebrae , a taxa de mortalidade das franquias é de apenas 5%, mas no caso das microfranquias – em que estão a maioria das franquias home-based – esse número aumenta para cerca de 13% ao ano. Por isso, destaco cinco cuidados fundamentais para quem está pensando em investir em uma franquia pra trabalhar em casa.

1) Disciplina
O empreendedor precisa estabelecer uma rotina, cumprir horários, ter pausas. Assim como dentro de um escritório, existe uma jornada de trabalho a ser cumprida. Isso tem de ser perceptível para familiares e para clientes. Trabalhar em casa não significa estar disponível o tempo inteiro – o que pode induzir à desorganização. 

2)
Planejamento financeiro
O empreendedor não pode se iludir com o baixo custo de investimento de uma franquia home-based e esquecer que precisa ter uma folga no caixa. Ter capacidade financeira para sustentar a franquia nos primeiros meses de operação é imprescindível para evitar a mortalidade do negócio. 

3) Análise criteriosa da área de atuação
Além do potencial do negócio a ser explorado, o empreendedor deve entender qual será seu raio de atuação: qual perfil de público estará presente nessa região de trabalho; que tipo de concorrência local existe e como ela poderá influenciar nos seus negócios.

4) Percepção do cliente
Uma das tarefas mais árduas para quem está iniciando um negócio próprio é conquistar a carteira de clientes. Construir bons relacionamentos demanda tempo e dedicação, por isso é preciso estar sempre em alerta sobre a percepção do cliente. Para ganhar sua confiança questões como atendimento, pontualidade e cordialidade ajudam muito a formar uma reputação positiva pra franquia.
 

5) Misturar assuntos pessoais e profissionais
Uma dica importante é nunca misturar as contas pessoais e as da empresa, por mais tentador que isso pareça ser. Outra é evitar envolver assuntos familiares nos negócios da empresa e vice-versa.  

Com cuidado aos pontos elencados, um bom suporte da franqueadora e muita dedicação ao negócio, as chances da franquia home-base prosperar são muito maiores. Se você está pensando em investir em microfranquias, pense nessa possibilidade. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe

Mais de Falando de franquias

Falando de franquias

EXPANSÃO E RENOVAÇÃO

Recentemente tive a oportunidade de liderar um painel no Congresso de Expansão na ABF Franchising Week que teve como tema “Como o modelo de negócios pode estar influenciando o crescimento da rede?“ nesse painel – que também teve a participação de redes como o Bob´s, Clube Melissa e Club Life to Go – pudemos levar uma reflexão para o mercado de franquias.
Falando de franquias

Business Synergy e o Franchising do Bem.

Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse mês que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo que ao longo dos anos tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.
Falando de franquias

COMO EVITAR QUE SUA EMPRESA FIQUE PARADA NO TEMPO

Numa realidade em que são raros os mercados que podem ser considerados "oceanos azuis" – ou seja, aqueles em que a concorrência ainda não chegou ou não oferece risco – estar atento à renovação do modelo de negócios, sua proposta de valor e a forma que ela se apresenta no mercado são ações fundamentais que não podem deixar de estar presentes na mente dos empresários em todas as decisões que vai tomar.
Falando de franquias

Enquanto o mercado vai com a farinha o franchising traz o bolo!

Muito se falava sobre as pessoas que perderam seus empregos e iriam buscar negócios para empreender, prioritariamente de baixo investimento, ou que a falta de confiança no mercado não traria novos empresários interessados em transformar seus negócios em franquia. Não foi isso que aconteceu. Veja a visão do Grupo BITTENCOURT sobre a recuperação dos negócios e da confiança no mercado de franquias.
Falando de franquias

Propósito – A essência aplicada na ponta

Em 2017 o Grupo BITTENCOURT traz para a 8ª Edição do Fórum de Franquias o tema PROPÓSITO QUE ENGAJA DE FATO. Um tema relevante que cada vez mais tem sido discutido no mundo dos negócios. Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.
Falando de franquias

INOVAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS

O 8º Fórum Internacional de Franquias acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo. Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento. E a primeira pergunta é: em seu negócio, existe uma cultura voltada para inovação? . Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento.