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Seja um líder dispensável para o seu negócio

Liderar o seu negócio é essencial para que ele cresça; entretanto, ele não pode depender de você para funcionar
Por  Dener Lippert
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Você provavelmente já se deparou com alguma publicação – principalmente no Linkedin – que fale sobre a diferença entre liderar e chefiar uma empresa. E partindo desse princípio, talvez soe estranho pensar na ideia de um líder dispensável, não é mesmo?

Entretanto, eu vou mostrar porque você deve se tornar dispensável para que seu negócio cresça ainda mais.

O que é ser um líder para o seu negócio?

Primeiramente, vamos voltar um pouco aos famosos posts de Linkedin e responder a pergunta: o que é ser um líder?

Primeiramente, é essencial entender que ser líder é um grande desafio, principalmente para os de primeira viagem.

É necessário estar à frente do seu negócio sem precisar afirmar isso o tempo todo. É demonstrar que você se importa e está ao lado daqueles que trabalham com você e não para você.

Entretanto, vale ressaltar que um líder não conseguirá fazer microgerenciamento de pessoas, e nem deve. Ele deve encontrar formas mais macro de gerenciar times, entregas e resultados.

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Ser líder então é focar no seu negócio, e não no seu cargo, fazendo com que seus colaboradores pensem da mesma forma. Mas falar isso até é fácil. Na prática, é necessário fazer com que a empresa entenda essa liderança.

E como uma empresa deve entender sua liderança?

Bom, para que isso aconteça, como já falamos brevemente, deve haver comportamentos que estejam alinhados com isso, e não somente uma autoafirmação.

Dessa forma, mesmo que os colaboradores entendam você como uma referência, eles não temerão em dar sua própria opinião e discordar das suas ideias em prol da empresa.

Tudo isso exige um certo nível de respeito, afinal não estamos falando de impor vontades acima do pensamento do líder, mas sim, em entender que sempre há espaço para o diálogo e que você como referência deve estar acessível na medida do possível.

Mas se eu preciso ser acessível, como ser dispensável? Estamos chegando nesse ponto.

Mas como ser dispensável para o negócio?

Bom, agora que você já entendeu seu papel, é importante estar ciente que sua equipe consegue produzir mesmo sem a sua supervisão em tempo integral.

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Aquele ditado “o olho do dono que engorda o gado” já não é mais uma realidade, principalmente quando falamos de uma comunicação mais linear entre lideranças e colaboradores.

Dessa forma, ser dispensável é deixar claro que a equipe pode contar com você para resolver problemas mais complexos.

Além disso, é importante deixá-los cientes da sua confiança no trabalho deles e que eles podem desenvolver soluções com base no que sabem e no fit cultura da empresa. Mas para isso, é necessário contar com processos claros e com as pessoas certas.

Seja um líder dispensável para liderar ainda melhor

Mas afinal, por que ser dispensável? Simples, para poder estar a frente em situações que exigem mais sua atenção para que a empresa cresça. Ou seja, fazer uma viagem para acompanhar palestras no seu meio, fazer networking e contatos estratégicos, por exemplo.

Assim, embora você não esteja o tempo inteiro dentro da operação, você está livre para pensar e executar ações que colaborem para o crescimento do negócio. Mas também, estando acessível para identificar problemas em que sua equipe precisa da sua atenção.

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Dentro da V4 Company, todos colaboradores que entram em nossa assessoria de marketing digital são tratados como investidores, e não só como colaboradores. Afinal, eles investem seu tempo e conhecimento em marketing digital e demais áreas para, além de tudo, mostrar resultados em nome da marca.

Com isso, a liderança parte de uma comunicação linear, em que a confiança é recíproca e permite que mesmo fora do office, eu confie no que minha equipe está executando.

Dener Lippert CEO e fundador da V4 Company, maior rede de assessoria de marketing digital do país, autor do best-seller "Cientista do Marketing" e colunista do InfoMoney. Dener tem apenas 27 anos, mas já figura entre os principais empreendedores do país: está na lista da Forbes Under 30 de 2021, fundou a V4 Company com apenas 18 anos (na cozinha da casa de sua mãe) e hoje já tem mais de 150 franquias em todo o país, com uma base de 2 mil clientes ativos. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Melissa, Wizard, Spotify, Lojas Lebes, Colchões Ortobom, Mobills, Wise Up e Smart Fit. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio. Dener Lippert também é host do ROI Hunters, podcast de marketing do InfoMoney com foco em assuntos ligados a growth, marketing digital e business.

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