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Cultura “Growth” é o único caminho para a sobrevivência de um negócio

Entender o real conceito de Growth é essencial para quem busca sobreviver ao mercado moderno
Por  Dener Lippert
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Por que precisamos falar cada vez mais sobre Growth? Primeiramente, porque, apesar de ser algo indispensável para a sobrevivência de todo e qualquer negócio, muitas empresas ainda entendem erroneamente o sentido disso.

O que é Growth? Growth é uma mentalidade que conduz o progresso da sua empresa. Se apenas o dono da empresa e algumas poucas pessoas acompanharem essa projeção, como será possível criar uma cultura de crescimento em todos os integrantes dela?

Growth não é uma área. Não é uma missão exclusiva do CEO ou do CMO da empresa. O Growth é responsabilidade de todos.

Dentro de um negócio, todos devem estar alinhados no mesmo propósito: crescer. Seja qual for o objetivo pessoal de cada indivíduo, se a empresa crescer, o indivíduo crescerá junto. Fomentando essa cultura entre os colaboradores, todos passarão a tomar conhecimento dos desafios e pensar juntos em como acelerar os resultados.

Por isso, ao falar desse conceito, é importante estar alinhado com aspectos relevantes de fato para o seu negócio. Veremos detalhadamente alguns a seguir.

Growth não é um setor ou uma área secreta da sua empresa

Como falei, dizer que Growth é uma área que define as projeções futuras de crescimento é um pensamento limitado. Afinal, esse conceito demonstra uma mentalidade que conduz o progresso da sua empresa.

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Ou seja, estimule e busque formas de todos estarem com essa ideia clara no dia a dia, independente dos seus cargos. A transparência engaja, dá prospecção de futuro e isso nos leva ao próximo ponto.

Não esconda seus números

Guilherme Lippert, Key Account Manager da V4 Company, analisando números da empresa

Todos da empresa devem saber os números do negócio. Isso vai fazer com que estejam conscientes sobre onde estão inseridos, além de deixar mais claro que cada um na empresa influencia diretamente os resultados que estão sendo alcançados.

Além disso, entender a real situação do negócio proporciona maior sensibilidade a todos que estão inseridos nele, oferecendo a sensação de pertencimento.

Crescer não é uma opção, é uma questão de sobrevivência

Uma empresa que não se preocupa em crescer está fadada ao fracasso e a um prematuro declínio. Ou seja, se você permite que seu negócio fique estagnado em uma zona de conforto, provavelmente você já está enterrando-o aos poucos e nem percebeu.

Estabilidade não existe

Você pode estar no topo, mas não permanecerá lá por muito tempo se não se mantiver em movimento de growth. O mercado está mais agitado do que nunca, e quem não está disposto a acompanhá-lo vai acabar ficando para trás.

Conheça seus principais indicadores de desempenho

Para entender o seu processo de growth, é necessário saber o que está acontecendo com sua empresa.

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Aqui vão alguns destes indicadores:

– CAC – custo de aquisição de clientes;
– LTV – lifetime value (valor que um cliente deixa de margem ao longo de toda sua vida);
– Churn – taxa de queda de clientes;
– ARPU – receita líquida média por usuário;
– Margem de Contribuição – receita restante após abatimento dos custos variáveis da venda.

Tenha um DRE bem estruturado

Lance todos os números do seu negócio em um DRE de performance para entender o momento da empresa e saber se está crescendo, caindo e identificar o momento de ponto de equilíbrio, que antecipa a fase de lucratividade.

A cultura Growth e a longevidade do negócio

Essa ideia não é pensada somente para o mercado do marketing digital, muito pelo contrário. As empresas que não começarem a entender de fato a cultura Growth e o seu verdadeiro conceito estão com os dias contados. A verdade é que esse é o único caminho para quem busca sobreviver no mercado moderno. O que sua empresa está fazendo quanto a isso?

 

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Dener Lippert CEO e fundador da V4 Company, maior rede de assessoria de marketing digital do país, autor do best-seller "Cientista do Marketing" e colunista do InfoMoney. Dener tem apenas 27 anos, mas já figura entre os principais empreendedores do país: está na lista da Forbes Under 30 de 2021, fundou a V4 Company com apenas 18 anos (na cozinha da casa de sua mãe) e hoje já tem mais de 150 franquias em todo o país, com uma base de 2 mil clientes ativos. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Melissa, Wizard, Spotify, Lojas Lebes, Colchões Ortobom, Mobills, Wise Up e Smart Fit. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio. Dener Lippert também é host do ROI Hunters, podcast de marketing do InfoMoney com foco em assuntos ligados a growth, marketing digital e business.

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