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Como Anitta influencia o marketing digital?

Estar atento ao que ela faz é essencial para entender estratégias e tirar insights
Por  Dener Lippert -
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

A artista e empresária Anitta é um dos maiores cases de sucesso em marketing moderno.

Você não precisa gostar dela, nem das músicas que ela canta. Contudo, estar atento ao que ela faz é essencial para entender estratégias de marketing ou até tirar insights para ideias completamente diferentes.

Se você não entende a relação que uma das maiores artistas brasileiras em nível global tem com a V4, a maior assessoria de marketing digital do Brasil, você vai ficar surpreso (vale lembrar que a Anitta não é sócia nem investidora V4).

Escutar Anitta vai além de curtir a música

Primeiramente, é preciso entender que a Anitta hoje é a principal personalidade brasileira em nível mundial. Tudo o que ela faz ou deixa de fazer é notícia – e tudo o que ela promove vende.

Dessa forma, todo lançamento de música, clipe ou qualquer outro produto relacionado à cantora envolve sempre uma grandiosa jogada de marketing. Seja com engajamento, divulgação ou parcerias inesperadas, Anitta sempre dá um jeito de fazer com que suas aparições sejam lembradas.

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Assim, se você gosta ou não gosta é indiferente. O certo é que você vai se perguntar em algum momento: “como essa mulher chegou a esse patamar?”. E essa resposta vai muito além do talento para cantar e dançar da artista.

Mas como eu vou entender sobre marketing escutando Anitta?

Logicamente, não veremos a artista falando sobre tráfego e nem ensinando a gerir campanhas. Entretanto, isso não quer dizer que ela não esteja dando lições de marketing digital a todo momento.

Para exemplificar melhor isso, trago quatro lições que a artista nos fez perceber dentro do marketing digital:

Quem não é visto não é lembrado

Desde o início da carreira, Anitta percebeu a importância de estar sob os holofotes. Por isso, fez clipes, músicas, aparições em programas, shows e muitas outras aparições em diferentes lugares e formatos.

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Só em 2019, a cantora lançou 27 clipes. Ou seja, foram mais de 2 clipes por mês, que fizeram com que ela fosse a segunda artista mais ouvida no Brasil naquele ano, assim como a brasileira mais seguida no Instagram em 2020.

Conhecimento do público-alvo

A artista sabe muito bem quem é o público que ela quer atingir e como. É por isso que desde o início de sua carreira vemos um movimento constante do estilo musical da cantora, que hoje figura entre o funk e o pop.

Parcerias estratégicas são essenciais

Você conhece o conceito de co-branding? Essa estratégia é utilizada quando duas marcas ou empresas unem esforços para aumentar sua visibilidade e audiência. No caso, a Anitta soube escolher suas parcerias, e assim, atingir diferentes públicos e estilos musicais.

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Trabalhar seu storytelling é indispensável

O storytelling é uma ótima forma de trabalhar seu marketing de conteúdo, e assim, engajar e fidelizar seu público com histórias que envolvem sentimento e emoções.

No caso da Anitta, a cantora sempre fez questão de mostrar sua história a partir de entrevistas exclusivas, redes sociais e até um documentário na Netflix.

E como isso influencia a V4 Company?

Simples, por meio do consumo de todo esse conteúdo gerado pela artista e suas formas de divulgação, nós encontramos ideias que às vezes vão até na direção oposta.

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Entretanto, acompanhar o fenômeno Anitta (e até outras personalidades) expõe ideias que funcionam em diferentes nichos de mercado e, assim, agregam no marketing digital.

Dener Lippert CEO e fundador da V4 Company, maior rede de assessoria de marketing digital do país, autor do best-seller "Cientista do Marketing" e colunista do InfoMoney. Dener tem apenas 27 anos, mas já figura entre os principais empreendedores do país: está na lista da Forbes Under 30 de 2021, fundou a V4 Company com apenas 18 anos (na cozinha da casa de sua mãe) e hoje já tem mais de 150 franquias em todo o país, com uma base de 2 mil clientes ativos. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Melissa, Wizard, Spotify, Lojas Lebes, Colchões Ortobom, Mobills, Wise Up e Smart Fit. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio. Dener Lippert também é host do ROI Hunters, podcast de marketing do InfoMoney com foco em assuntos ligados a growth, marketing digital e business.

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