Quando a máquina pensa, quem sente?

Liderar na era da inteligência artificial vai aumentar o desafio de líderes em relação à inteligência emocional

Rafael Oliveira

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

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Durante décadas, muitos líderes foram promovidos por sua capacidade de resolver problemas técnicos, tomar decisões rápidas ou acumular conhecimento operacional. Esses atributos continuam importantes, mas a Inteligência Artificial já faz grande parte disso com mais velocidade e precisão.

Ela ajuda no recrutamento, otimiza a operação, analisa o desempenho e até sugere estratégias de comunicação. A pergunta que surge então é: quando a tecnologia assume o controle da execução, para onde vai a liderança?

Um dos maiores riscos da era da IA é que as empresas se tornem cada vez menos humanas durante a busca incessante pela eficiência máxima.

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Processos automatizados, decisões baseadas exclusivamente em dados e interações digitais tendem a reduzir a margem para construção de ambientes saudáveis e de confiança, fortalecimento de vínculos, escuta real e gestão de emoções em ambientes de alta pressão. Por isso, o líder de hoje precisa ir além do domínio técnico: deve atuar como o guardião da humanidade nas organizações.

Em tempos de IA, pode estar na IE – a Inteligência Emocional – a grande chave para a liderança extrair o melhor deste cenário. Definida como a capacidade de reconhecer, compreender e lidar com as próprias emoções e com as emoções dos outros, ela envolve competências como autoconsciência, autorregulação, empatia, habilidades sociais e motivação.

Sob a ótica da liderança, a IE se torna o diferencial humano que nenhuma máquina consegue replicar: a capacidade de se conectar de forma genuína, ler nuances do comportamento e adaptar-se com sensibilidade. A inteligência emocional não é antagônica à inteligência artificial, mas o que a torna útil, ética e sustentável.

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Desta forma, gosto de pensar no líder cada vez mais como um grande curador das relações humanas dentro da organização. Se a IA assume o “como fazer”, cabe ao líder cuidar do “por que” e do “com quem”. E nesse equilíbrio, nasce uma nova liderança: mais estratégica, humana e relevante. Não adianta só ter máquinas inteligentes se os líderes forem emocionalmente analfabetos.

Líderes emocionalmente inteligentes investem em autoconhecimento e no conhecimento de cada integrante da equipe, criam ambientes saudáveis e psicologicamente seguros que estimulem a alta performance de forma positiva, fortalecem a cultura organizacional por meio de seus comportamentos e decisões, estão atentos ao clima do time e se comunicam com clareza, mesmo em situações difíceis.

Eles entendem que produtividade sem propósito leva ao esgotamento. E que equipes não se mantêm unidas por ferramentas, mas por vínculos. Neste fluxo, quanto mais artificial for a inteligência do sistema, mais humana e autêntica precisa ser a inteligência do líder.

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8 reflexões para líderes com foco em relações humanas em tempos de IA

Quanto mais automatizamos as interações, mais corremos o risco de desumanizá-las. A IA torna processos mais rápidos, mas pode acelerar ou atropelar a qualidade das relações humanas. Cabe ao líder garantir que a performance não custe a conexão.

Se um algoritmo consegue identificar que alguém está desmotivado, quem se responsabiliza por agir com sensibilidade? A leitura emocional até pode ser automatizada, mas o cuidado ainda é artesanal e intransferível.

Devemos ter cuidado para não seguir a recomendação da IA mesmo quando ela contradiz nosso senso moral ou os valores organizacionais. A IA não tem dilemas. Líderes, sim. E é isso que torna a liderança uma arte e uma responsabilidade humana.

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Se podemos monitorar tudo com IA, até onde vai o controle e onde começa a confiança nas pessoas?
O excesso de dados pode sufocar a autonomia. Liderar é também saber abrir mão e confiar no invisível: no potencial, na intenção, na cultura.

A IA busca padrões. A IE reconhece o que é único. Estamos valorizando a diversidade ou tornando todos previsíveis? No esforço de medir tudo, podemos esquecer o que não se mede — e isso inclui talento, intenção e história. Liderar é reconhecer o que não cabe no relatório.

Se a IA prevê comportamentos, o líder ainda está disposto a ouvir com abertura e surpresa?
A inteligência emocional começa onde a previsão termina: no encontro real, vulnerável e imperfeito.

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A IA pode otimizar o desempenho. Mas quem garante que o caminho até a alta performance não custará o bem-estar das pessoas? A inteligência emocional serve como freio quando a máquina só sabe acelerar. O líder é o responsável por manter o equilíbrio.

A IA entrega respostas. A IE sustenta perguntas e conversas difíceis. A pressa por soluções não pode enterrar diálogos essenciais.

Nesta nova etapa da história corporativa, a pergunta-chave já não é “como a IA vai mudar as empresas?”, mas “como os líderes vão manter as empresas humanas?”. A resposta passa por um movimento claro: quanto mais inteligência artificial no sistema, mais inteligência emocional no comando. O futuro do trabalho é híbrido neste sentido: alta tecnologia com alta humanidade.

Empresas que conseguirem equilibrar essas duas forças vão liderar não só em inovação, mas também em retenção, engajamento e reputação. E os líderes que souberem ser humanos no meio da tecnologia serão os mais relevantes do mercado — não porque sabem tudo, mas porque conseguem sentir, ouvir, adaptar e inspirar.

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Rafael Oliveira

Rafael Oliveira é fundador da Rafa is cool, consultoria especializada em desenvolvimento de lideranças, cultura organizacional e comunicação, É Coach de Pontos Fortes certificado pela Gallup, mentor e palestrante. 19 vezes vencedor do Prêmio Aberje, o mais importante do país no segmento de Comunicação Corporativa. Eleito o Executivo de Comunicação da Região Sudeste em 2022 pelo Prêmio Top Mega Brasil, e Top 2 Profissional de Comunicação do Brasil em 2022 pelo Prêmio Aberje. Professor convidado da ESPM-Rio e embaixador da Dialog – Comunicação Interna.