As marcas mais valiosas do varejo alimentar brasileiro: o que está por trás do ranking

O Brasil tem marcas fortes. Mais do que isso: tem marcas presentes, humanas e relevantes — sejam elas locais ou nacionais

Eduardo Tomiya

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O InfoMoney divulgou o ranking das marcas mais valiosas do varejo alimentar brasileiro, resultado de um estudo inédito realizado pela TM20 Branding,  com colaboração da Brazil Panels e a Elos Ayta Consultoria, liderada por Einar Rivero.

O grande diferencial desse trabalho está na sua capilaridade regional. Ao contrário de análises genéricas e centralizadas, este estudo mergulhou nas percepções locais, com leituras por cada uma das regiões, analisando players locais e nacionais, identificando como marcas nacionais e regionais se comportam nos diferentes contextos competitivos do Brasil.

O que está por trás do ranking?

Alguns pontos merecem destaque:

Continua depois da publicidade

Marcas com alma (love brands)

A riqueza deste estudo só foi possível graças à pesquisa com abrangência local, que permitiu avaliar as marcas em seus contextos competitivos reais. Os dados mostram com clareza os atributos emocionais que cada marca carrega — como se fossem pessoas com personalidade própria.

Fica evidente que o varejo alimentar brasileiro é profundamente competitivo em nível regional, com marcas locais construindo vínculos fortes, quase afetivos, com seus consumidores — verdadeiras love brands.

Ao mesmo tempo, o estudo mostra que há espaço para marcas nacionais bem posicionadas e com forte investimento em capilaridade e identidade, como Assaí e Atacadão.

Continua depois da publicidade

Próximos passos

O ranking de varejo alimentar é apenas o começo.

Estamos conduzindo estudos semelhantes em 20 categorias diferentes, com o objetivo de lançar o mais robusto ranking de marcas brasileiras mais valiosas — combinando a força das grandes marcas nacionais com o valor construído por marcas regionais em seus territórios.

O Brasil tem marcas fortes. Mais do que isso: tem marcas presentes, humanas e relevantes — sejam elas locais ou nacionais. E esse valor merece ser reconhecido, medido e compartilhado.

Autor avatar
Eduardo Tomiya

Eduardo Tomiya é autor do livro Valor do Branding, publicado pela Editora Senac RJ em outubro de 2024. Reconhecido como uma das maiores autoridades em brand valuation e branding, Tomiya é engenheiro e mestre em Engenharia de Produção pela Poli-USP. Além disso, é CEO e fundador de empresas renomadas no setor, como BrandAnalytics e TM20 Branding, tendo ocupado posições de destaque em empresas globais, como Kantar Consulting e Interbrand.