MORNING CALL NO AR RESULTADOS do 1º tri, pesquisa com ASSESSORES, panorama em gráficos, AÇÕES de VAREJO e PETZ3

RESULTADOS do 1º tri, pesquisa com ASSESSORES, panorama em gráficos, AÇÕES de VAREJO e PETZ3

Fechar Ads

Por que as mulheres não chegam a cargos de liderança?

Esqueça aquela história do “teto de vidro”, que falava da dificuldade para as mulheres de conseguir cargos altos de liderança, como CEO. O que o levantamento revelou foi que a principal barreira, na realidade, é o crescimento para cargos de gerência, logo no início da carreira
Por  Carol Sandler -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Zig Ziglar disse que não existe elevador para o sucesso – você precisa usar as escadas. No entanto, um estudo recente realizado pela McKinsey mostrou que o maior impedimento para a igualdade de gênero nas empresas são os “degraus quebrados”.

Esqueça aquela história do “teto de vidro”, que falava da dificuldade para as mulheres de conseguir cargos altos de liderança, como CEO. O que o levantamento revelou foi que a principal barreira, na realidade, é o crescimento para cargos de gerência, logo no início da carreira.

O relatório, realizado nos EUA em parceria com a Fundação Lean In, da COO do Facebook, Sheryl Sandberg, calculou que para cada 100 homens promovidos ou contratados para gerente pela primeira vez, apenas 72 mulheres conseguiam o mesmo feito. O resultado é que no total, 62% dos cargos de gerência são ocupados por homens.

No Brasil, a proporção é semelhante. Segundo dados do Ministério da Economia, as mulheres ocupam 42,4% dos cargos de gerência, 13,9% de diretoria e 27,3% de superintendência.

A McKinsey tratou esta questão como um problema sistêmico – e disse que ele não está no radar dos empregadores e departamentos de RH. Sabe aquela história de que não existem tantas mulheres qualificadas para cargos mais altos? Esta razão é comumente apontada para termos menos mulheres CEOs do que homens. No entanto, este novo estudo mostra o motivo claro para isto: não existem mesmo tantas opções, pois as mulheres começam a ficar para trás logo no início da sua carreira.

O problema não tem nada a ver com mérito. No Brasil, as mulheres estudam, em média, um ano e meio a mais do que os homens e correspondem a 60% da população universitária. Diversos estudos mostram que, na realidade, a maior trava é a maternidade. No entanto, temos que enxergar, como sociedade, formas de trazer mais diversidade para as empresas – isto pode, inclusive, ser bom para os negócios (vide esta minha coluna).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que fazer então? A consultoria listou uma série de soluções para este desequilíbrio: a definição de metas pelas empresas para promover e contratar mulheres, com critérios claros; e o preparo de candidatas mulheres para cargos de gerência. Esta última alternativa já existe em diversas companhias, mas focada para cargos de alta liderança.

Ou seja: não basta olhar apenas para o que as mulheres precisam fazer para crescer profissionalmente. Trazer mais resultados, investir longas horas no escritório ou em um belo networking são fundamentais para todos – homens e mulheres. Contudo, precisamos rever a estrutura e as políticas das empresas para trazer mais igualdade de gênero e diversidade. Para o sucesso, todos precisamos subir as escadas – mas a vista panorâmica não pode ficar apenas para um grupo.

Newsletter InfoMoney
Insira um email válido.
done Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

Carol Sandler É fundadora da plataforma online Finanças Femininas e da TV Carol Sandler, a primeira TV digital de uma influenciadora brasileira, além de sócia e diretora de conteúdo da Ella's Investimentos. Também é autora do livro Detox das Compras e coautora de Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos.

Compartilhe

Mais de Carol Sandler

Carol Sandler

O teste da terça-feira: como saber se uma compra vale a pena

Uma casa no interior com uma bela piscina. Eu não sei você, mas este é um dos meus grandes sonhos. Não tanto pela piscina em si, mas pela ideia de ter uma sombra refrescante, um lugar para ler em paz enquanto curto ver a minha família crescer.Quando comecei a ler “Happy Money: The Science of […]
Carol Sandler

Deixar o cartão em casa revolucionou a vida financeira dela

Tem quem opte pela versão ainda mais radical deste método: colocar o cartão de crédito em um copo cheio d’água e deixa-lo no congelador. Quando bater a vontade de fazer uma compra, você precisa esperar ele descongelar. Qualquer tentativa de acelerar o processo no micro-ondas resulta em um chip quebrado.No entanto, não precisa ir tão […]
Carol Sandler

Clichê? De onde vem o mito da mulher gastadeira

Basta olhar as revistas femininas para constatar: falamos sobre dinheiro com homens e mulheres de formas diferentes.A questão ficou clara com um estudo recém lançado pelo Starling Bank, banco digital inglês, que mostrou que existe uma linguagem de gênero sobre finanças. Os achados são impressionantes.65% dos artigos direcionados a mulheres categorizam elas como “gastadoras excessivas”, […]