Fechar Ads

Como injetar US$ 5 trilhões na economia global

Segundo um estudo do Boston Consulting Group, se mulheres e homens empreendessem de forma igual, o PIB global poderia crescer entre 3% a 6%
Por  Carol Sandler
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O valor é equivalente ao PIB do Japão – mas, para gerar trilhões de dólares extras na economia global, não seria necessário investir em inovação, tecnologia ou no aumento da produtividade.

Para acrescentar US$ 5 trilhões, basta incentivar o empreendedorismo feminino. De acordo com um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG), se mulheres e homens empreendessem de forma igual, o PIB global poderia crescer algo entre 3% a 6%.

Este avanço corresponderia a uma injeção de US$ 2,5 trilhões a US$ 5 trilhões na economia global.

O empreendedorismo é uma solução interessante de carreira para muitas mulheres – e não apenas por conta da busca por um melhor equilíbrio entre a família e o trabalho.

Um fator importante é a desigualdade salarial. No Brasil, de acordo com o IBGE, as mulheres ganham, em média, 28% menos que os homens.

No caso de mulheres com grau superior completo, a diferença sobe para 34%. No empreendedorismo, não existe gap salarial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, há uma diferença no volume de investimentos recebidos pelas empresas de homens e de mulheres.

Segundo um levantamento do BCG, quando empreendedoras levantam capital para seus negócios, elas recebem, em média, US$ 1 milhão a menos do que eles.

A situação não faz sentido econômico algum – existem estudos que mostram que negócios criados por mulheres podem ser mais lucrativos.

Em um deles, do próprio BCG em parceria com a Masschallenge, empreendedoras geram o dobro de retorno por dólar investido do que os empreendedores homens.

Outro revelou que quando empresas contratam empresas lideradas por mulheres como suas fornecedoras, elas constroem uma cadeia de suprimentos mais diversificada e, portanto, mais confiável.

Ainda assim, são eles que dominam o cenário do empreendedorismo. O exemplo mais recente é a capa de uma revista de negócios brasileira, que premiou os empreendedores do ano de 2019 – todos homens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O problema é duplo: as mulheres encontram menos oportunidades de levantar capital do que os homens e são deixadas de lado pela mídia.

Existe, portanto, uma oportunidade que vale literalmente trilhões de dólares à nossa disposição: o investimento em empresas criadas por mulheres.

Para incentivar o empreendedorismo feminino, precisamos olhar para alguns fatores, como o acesso a investimentos, e investir na educação de negócios para mulheres.

No entanto, existe um ponto que é frequentemente deixado de lado, apesar de ser de importância vital: a criação de redes para mulheres.

Esta é uma forma de promover interações entre elas e ajudar na realização de novos negócios. Uma mulher que tem mais contatos tem mais chances de conseguir clientes, parceiros e investidores para a sua empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, convido as mulheres que me leem a investir seu tempo no networking. Já aos homens, deixo a reflexão: como você pode apoiar uma empreendedora? O PIB global agradece.

Carol Sandler É fundadora da plataforma online Finanças Femininas e da TV Carol Sandler, a primeira TV digital de uma influenciadora brasileira, além de sócia e diretora de conteúdo da Ella's Investimentos. Também é autora do livro Detox das Compras e coautora de Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos.

Compartilhe

Mais de Carol Sandler

Carol Sandler

O teste da terça-feira: como saber se uma compra vale a pena

Uma casa no interior com uma bela piscina. Eu não sei você, mas este é um dos meus grandes sonhos. Não tanto pela piscina em si, mas pela ideia de ter uma sombra refrescante, um lugar para ler em paz enquanto curto ver a minha família crescer.Quando comecei a ler “Happy Money: The Science of […]
Carol Sandler

Por que as mulheres não chegam a cargos de liderança?

Esqueça aquela história do “teto de vidro”, que falava da dificuldade para as mulheres de conseguir cargos altos de liderança, como CEO. O que o levantamento revelou foi que a principal barreira, na realidade, é o crescimento para cargos de gerência, logo no início da carreira
Carol Sandler

Deixar o cartão em casa revolucionou a vida financeira dela

Tem quem opte pela versão ainda mais radical deste método: colocar o cartão de crédito em um copo cheio d’água e deixa-lo no congelador. Quando bater a vontade de fazer uma compra, você precisa esperar ele descongelar. Qualquer tentativa de acelerar o processo no micro-ondas resulta em um chip quebrado.No entanto, não precisa ir tão […]
Carol Sandler

Clichê? De onde vem o mito da mulher gastadeira

Basta olhar as revistas femininas para constatar: falamos sobre dinheiro com homens e mulheres de formas diferentes.A questão ficou clara com um estudo recém lançado pelo Starling Bank, banco digital inglês, que mostrou que existe uma linguagem de gênero sobre finanças. Os achados são impressionantes.65% dos artigos direcionados a mulheres categorizam elas como “gastadoras excessivas”, […]