NO AR: Por Dentro do Resultado da IMC (MEAL3): saiba os detalhes dos resultados da empresa em entrevista com CEO

Por Dentro do Resultado da IMC (MEAL3): saiba os detalhes dos resultados da empresa em entrevista com CEO

Fechar Ads

“Não consigo guardar dinheiro porque nunca sobra nada”

É preciso deixar de lado a postura passiva de esperar para “ver quanto sobra” e começar a guardar de forma proativa
Por  Carol Sandler
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Diga a verdade: você alguma vez já disse essa frase? Pode até ter sido apenas uma reflexão. Ela é muito comum – parente das famosas “é para isso que eu trabalho” e “eu mereço!”.

Na semana passada, decidi perguntar para as minhas seguidoras no Instagram qual era a maior dificuldade delas para guardar dinheiro. Apesar de não ser um teste de múltipla escolha, as respostas eram muito parecidas umas com as outras.

Algumas culparam as dívidas e outras falaram que era falta de planejamento. No entanto, a mais comum, de longe, foi que não “sobrava dinheiro”.

A verdade é que pouquíssimas pessoas têm dinheiro sobrando. Assim, dando sopa, sem uma finalidade definida.

O que existe – e não é tão raro assim – são pessoas com recursos guardados para realizar um objetivo. Uma aposentadoria tranquila, uma viagem, uma casa na praia, o sonho de ter alguns milhões na conta corrente. Mesmo os bilionários têm metas para seu patrimônio.

Mas, para chegar lá, é preciso deixar de lado a postura passiva de esperar para “ver quanto sobra” e começar a guardar de forma proativa. Não é à toa que tantos especialistas falam da importância de “pagar-se primeiro”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conceito é simples: assim que o salário cai no início do mês, você já precisa ter definido quanto vai poupar naquele mês e tirar este dinheiro da conta.

Se você já deixar programada uma aplicação automática, melhor ainda – desta forma, não corre nem o risco de esquecer de guardar e investir aquele dinheiro. Antes de pagar o aluguel, condomínio, IPTU e assim por diante, você se paga primeiro.

É simples, mas engenhoso. Com esta tática, você garante que consegue guardar todo mês e se acostuma a viver com menos do que você ganha.

Uma vez, logo no início do meu trabalho como educadora financeira, recebi um depoimento de uma leitora: “Ninguém nunca me disse que eu não poderia gastar tudo o que ganhava”. Pois então: esta é a dura verdade. Ninguém pode.

Se todos gastássemos menos do que ganhamos, os níveis de endividamento e inadimplência desabariam. Restariam apenas as dívidas por problemas com perda de renda e emprego e os financiamentos de longo prazo mais saudáveis.

Fácil de falar, mas difícil de fazer. Certo?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas não precisa ser assim. Se você nunca conseguiu poupar nada, o que eu recomendo é que você comece a guardar dinheiro aos poucos. Nos primeiros meses, poupe 5% ou 10% da sua renda. Aos poucos, suba este porcentual até chegar ao patamar de 20% da sua renda.

Quando der por si, você já terá deixado aquela história de procurar pelas sobras como coisa do passado.

Carol Sandler É fundadora da plataforma online Finanças Femininas e da TV Carol Sandler, a primeira TV digital de uma influenciadora brasileira, além de sócia e diretora de conteúdo da Ella's Investimentos. Também é autora do livro Detox das Compras e coautora de Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos.

Compartilhe

Mais de Carol Sandler

Carol Sandler

O teste da terça-feira: como saber se uma compra vale a pena

Uma casa no interior com uma bela piscina. Eu não sei você, mas este é um dos meus grandes sonhos. Não tanto pela piscina em si, mas pela ideia de ter uma sombra refrescante, um lugar para ler em paz enquanto curto ver a minha família crescer.Quando comecei a ler “Happy Money: The Science of […]
Carol Sandler

Por que as mulheres não chegam a cargos de liderança?

Esqueça aquela história do “teto de vidro”, que falava da dificuldade para as mulheres de conseguir cargos altos de liderança, como CEO. O que o levantamento revelou foi que a principal barreira, na realidade, é o crescimento para cargos de gerência, logo no início da carreira
Carol Sandler

Deixar o cartão em casa revolucionou a vida financeira dela

Tem quem opte pela versão ainda mais radical deste método: colocar o cartão de crédito em um copo cheio d’água e deixa-lo no congelador. Quando bater a vontade de fazer uma compra, você precisa esperar ele descongelar. Qualquer tentativa de acelerar o processo no micro-ondas resulta em um chip quebrado.No entanto, não precisa ir tão […]
Carol Sandler

Clichê? De onde vem o mito da mulher gastadeira

Basta olhar as revistas femininas para constatar: falamos sobre dinheiro com homens e mulheres de formas diferentes.A questão ficou clara com um estudo recém lançado pelo Starling Bank, banco digital inglês, que mostrou que existe uma linguagem de gênero sobre finanças. Os achados são impressionantes.65% dos artigos direcionados a mulheres categorizam elas como “gastadoras excessivas”, […]