Boa governança chega ao seu celular

Lançamento de aplicativo para smartphones mostra a melhora da comunicação entre gestores e o mercado

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Já falamos aqui no blog sobre a importância da comunicação entre gestores, cotistas e o mercado em geral. Se por um lado alguns administradores e gestores ainda parecem viver no mundo da Lua e não se comunicam com o mercado nem por um mero relatório gerencial, por outro, as melhores casas seguem aprimorando cada vez mais esse relacionamento.

A novidade recente vem do BTG Pactual, que lançou o aplicativo do BC Fund (BRCR11) para smartphones. No app para IOS e Android estão disponíveis informações como perfil do fundo, portfólio de imóveis, informativos mensais (relatórios gerenciais), notícias, calendário de eventos, dados de desempenho do fundo, a calculadora de rendimentos (com dados de todos os fundos imobiliários) e uma central de downloads onde é possível baixar atas de reuniões, planilha de fundamentos, demonstrações financeiras, entre outros documentos. Todo o menu e conteúdos podem ser consultados também em inglês.

A iniciativa merece o nosso aplauso e reconhecimento, pois o BC Fund sempre se destacou pelas iniciativas de RI como a criação de site exclusivo do fundo, realização de reuniões Apimec, teleconferências para divulgação de resultados e a confecção da planilha de fundamentos. Vale a pena baixar o app, mesmo que você não seja cotista do fundo (busque por bc fund).

De modo geral a qualidade das informações para o mercado melhorou muito, com destaque para os excelentes relatórios da Kinea e a criação do site do Kinea Renda Imobiliária, os também excelentes relatórios do CSHG, a reformulação dos relatórios dos fundos da Rio Bravo e TRX, sites exclusivos dos fundos da Votorantim, Brasil Plural e Fator.

Fica a torcida para que iniciativas como essas sejam seguidas por outros gestores. Relatórios mais detalhados, sites, aplicativos, quanto mais informação disponível melhor.

Recursos tecnológicos são ótimos, mas nada substitui o contato pessoal. A temporada de assembleias de cotistas inicia agora. Vá conhecer as pessoas que gerem o patrimônio do seu fundo, votar e participar das decisões.

Veja aqui as próximas assembleias agendadas.

Arthur Vieira de Moraes