Invasão das criptos e NFTs no mundo dos games entra em sua fase exponencial

A junção de cripto, games, NFTs, metaversos e outras tecnologias está criando soluções bastante interessantes que, cedo ou tarde, vão te afetar

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

Nas últimas semanas, um dos tópicos mais comentados do mercado cripto foram os novos jogos online que utilizam cripto em suas soluções.

Não é de hoje que a indústria trilionária de games é vista como um setor em que sistemas descentralizados, blockchain e cripto têm um potencial enorme de entrada – e o que me parece é que tudo isso começa a entrar na fase exponencial.

Quem tem filho já deve ter ouvido falar das “v-bucks”, a moeda de troca do jogo Fortnite. Ela nada tem a ver com cripto e é uma forma de se comprar o que você quiser dentro do jogo – e somente dentro dele.

Sua compra e venda é centralizada. Esse foi o modelo de negócio escolhido nesse caso, mas poderia ter sido o da criação de um token em blockchain, negociado livremente e com o preço determinado pelo mercado.

É por esse caminho que alguns jogos estão indo. Um dos formatos que tem tido bastante sucesso é o do “play to earn” (jogue para receber).

Nesse modelo, você joga um game e, por jogá-lo, ganha alguma coisa. O próprio Fortnite tem isso, já que, dependendo do que faça, você pode ser presenteado com “v-bucks”.

No caso dos jogos que envolvem cripto, em vez de você receber uma moeda que só é transacionada com uma entidade central, você recebe um token e pode fazer com ele o que quiser, inclusive trocá-lo por dólar ou outra moeda fiduciária.

Esse é o caso do Axie Infinity, um jogo inspirado nos Pokémons. À medida que joga, vai ganhando AXS, token que é emitido na rede Ethereum.

Com os AXS, você pode comprar tudo dentro do jogo: de outros Axies (que são os bichinhos que parecem os Pokémons) a terras e outros itens, mas pode também vender os AXS para outra pessoa em uma transação P2P.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar que esses Axies e pedaços de terra também são NFTs e, portanto, únicos. Além disso, existe um mercado secundário na plataforma.

Dessa forma, além de ganhar por jogar, você pode também ganhar com a valorização dos NFTs que comprar. Alguns desses Axies já foram negociados a mais de US$ 1,5 milhão.

Outra iniciativa que vai na mesma linha, e que também tem causado grande alvoroço, é a do Star Atlas.

Ele ainda está em fase inicial de desenvolvimento, mas a venda do seu token via Exchange FTX se esgotou em 1 segundo.

Quando o mercado secundário começou, o preço dele era 50 vezes o da oferta inicial. Um bom resultado para quem conseguiu comprar o token na oferta inicial.

A Star Atlas utiliza a blockchain da Solana, que também tem seu token e teve um aumento de valor considerável.

Esse jogo segue a mesma lógica da Axie Infinity, mas de visual mais futurista, com espaçonaves, outros planetas etc. Todos esses são também NFTs e podem ser comprados com a moeda do jogo.

Na verdade, a descrição do jogo vai além disso, colocando-o como a próxima geração de jogos de metaverso que se aproveita da confluência de blockchain, gráficos em tempo real, jogos multi-jogadores e DEFI.

PUBLICIDADE

Aliás, o trailer de lançamento da Star Atlas é incrível e aconselho que todos vejam.

A junção de cripto, games, NFTs, metaversos e outras tecnologias está criando soluções bastante interessantes que, independentemente de onde você esteja morando e no que trabalhe, mais cedo ou mais tarde, vão te afetar. Então, melhor continuar ligado e acompanhando.

E por falar nisso, para quem não viu ainda, corra para ver o trailer do filme “Matrix Ressurrections”, que será lançado em dezembro. Espetacular.

Referências utilizadas nesse artigo:

Axie Infinity
Axie Infinity Shards – $AXS – Axie Infinity
8 Things to Know Before You Buy Axie Infinity (AXS)
Experience | Star Atlas
Star Atlas Launches a New Era of Gaming with Record-shattering Token Sales | Star Atlas
Star Atlas | Solana | Solana: Build crypto apps that scale
Star Atlas – Teaser Trailer Part 1 – YouTube
The Matrix Resurrections – Official Trailer 1 – YouTube

Onde continuamos…

Instagram: @Fintrender
Twitter: @Fintrender
Site: www.fintrender.com
Facebook: @Fintrender
YouTube: @Fintrender
Podcast: Fintechs e novos investimentos

Gustavo Cunha

Profissional com mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro brasileiro e ex-diretor do Rabobank Brasil, escreve sobre inovação e os impactos dela no mercado financeiro (essencialmente Blockchain, criptomoedas e Fintechs). É experiente palestrante que concilia prática e teoria nos seus estudos para o doutorado (PHD) na Universidade do Porto (Portugal).

Leia também

Gustavo Cunha A forma mais fácil de ficar milionário
Gustavo Cunha Um dia no futuro
Gustavo Cunha O dilema que todo investidor tem
Gustavo Cunha DEFI: o que não te mata, te fortalece
Gustavo Cunha O custo de não se investir em cripto