Política ou piada? Barack Obama é entrevistado por astro de “Se Beber, Não Case!”

Presidente norte-americano entra no clima de descontração e faz diversas piadas em programa na internet na tentativa de divulgar o programa de saúde do governo

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – No ano passado, o presidente dos EUA, Barack Obama e sua mulher, Michelle Obama, participaram do Late Night With Jimmy Fallon, um programa de entrevistas comandado pelo humorista Jimmy Fallon. Mesmo participando de diversas brincadeiras, o apresentador faz perguntas sérias, em um programa estilo Jô Soares. Mas agora Obama decidiu realmente brincar e tentar mostrar que pode ser uma pessoa bastante carismática, em meio a uma queda em sua popularidade.

Dessa vez, o presidente decidiu ser “entrevistado” pelo astro do filme “Se Beber, Não Case!”, Zach Galifianakis. No programa Between Two Ferns, o ator faz um personagem que tenta provocar seus convidados, com perguntas que chegam a ser bastante maldosas. Os convidados do ator ficam sabendo com antecedência as perguntas que serão feitas e assim podem preparar respostas bastante criativas. E foi o que Obama fez: não deixou barato e entrou na brincadeira, mostrando que também estava afiado para responder as perguntas maldosas na mesma moeda. Porém, ficou claro que o presidente tentou usar o programa para tentar divulgar o “Affordable Care Act”, conhecido como Obamacare, o programa de saúde do governo.

Logo no início do vídeo, que dura 6 minutos, Zach pede desculpas por ter cancelado a entrevista outras vezes. Obama – que é apresentado apenas como um “organizador comunitário” – aproveita então para dizer para o ator não se preocupar e que, na verdade, se sentiu surpreso quando soube que as pessoas realmente assistiam ao programa.

Em seguida, o entrevistador pergunta por que o governo dos EUA enviou o embaixador Dennis Rodman para a Coreia do Norte, fazendo uma alusão ao ex-jogador da NBA que foi diversas vezes para o país visitar o ditador Kim Jong-Un. Obama é seco e responde apenas que ele não é um embaixador americano. Em seguida, Zach pergunta o que o presidente irá fazer com a Ikea do Norte (trocando as palavras e fazendo uma referência à loja Ikea, especializada na venda de móveis).

O clima pesa quando o ator pergunta para Obama como é ser o último presidente negro. “Sério? Como é saber que esta é a última vez que você irá falar com um presidente?”, responde Obama, já irritado. Zach emenda e diz que deve ser chato não poder se candidatar uma terceira vez à presidência, enquanto Obama rebate falando que não funcionaria muito bem, assim como o terceiro filme de “Se Beber, Não Case!”.

Após um momento de discussão entre os dois, Obama aproveita para explicar como funciona o Obamacare, enquanto o entrevistador finge não estar prestando atenção e acrescentando perguntas sem sentido. No momento menos engraçado do vídeo, Obama passa 2 minutos tentando fazer a propaganda de seu programa de saúde.

No final, Obama aperta um botão vermelho localizado na mesa que separa dos dois e o pano de fundo cai para revelar que a entrevista foi feita na Casa Branca. Nervoso, o presidente pergunta quem autorizou essa gravação naquele local e Zach se resume a dizer “o Bush”, para então encerrar o programa.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.

Leia também