Guerra virtual: site mostra em tempo real todos os ataques hackers pelo mundo

Mapa interativo registra os ataques ques estão sendo realizados, indicando a origem e o alvo dos hackers
Por  Rodrigo Tolotti
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

SÃO PAULO – Não chega a ser novidade, mas em um mundo onde a tecnologia impera e as relações se tornam cada vez mais digitais, fica difícila para as pessoas terem alguam noção do que está acontecendo ao nosso redor, mesmo que não seja fisicamente. Nos últimos dias, o grupo hacker Anonymous declarou guerra contra o Estado Islâmico após os ataques na França. Mas este conflito não é nem um pouco novo, e está acontecendo bem na sua frente.

Para o ser humano, é muito complicado imaginar – ou quantificar – as informações sobre o mundo digital, seja o quanto representa um Petabyte (são 1.000.000.000.000.000 bytes), ou o número de sites que existem na internet hoje (segundo o Internet Live Stats são quase 1 bilhão de sites), imagine então sobre os atackes hackers que estão ocorrendo. E para isso, a NorseCorp criou um mapa mostrando os ataques cibernéticos que estão sendo realizados.

A companhia, que cria softwares de segurança, colocou em uma página um mapa mostrando de onde estão saindo os ataques hackers, quais os alvos, e algumas informações mais detalhadas como IP de onde saiu o ataque. É importante destacar que acabar com isso não é tão simples, já que mesmo sabendo destas informações, provavelmente os hackers que estão por trás estão articulando os ataques de outros locais.

Saber os países de onde estes ataques estão sendo realizados também ajuda a compreender as nações que estariam “sustentando” este tipo de guerra, já que é preciso ter servidores e outros equipamentos para que, pelo menos, você consiga mascarar seu IP em outro país. Para conferir o site, clique aqui e depois clique em “live attacks”

Rodrigo Tolotti Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.

Compartilhe

Mais de Blog da redação