Esqueça a Bovespa: confira os 10 jogos imperdíveis da 1ª fase da Copa

Reedição da final da última copa, surpresa belga, duelos historicamente acirrados e "zica" aos nossos vizinhos estão na lista

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

SÃO PAULO – A partir de quinta-feira (12), o mercado financeiro ganhará um competidor de audiência até mesmo para os mais aficcionados investidores da Bovespa: a Copa do Mundo. Aos olhos do mundo todo, 32 seleções começam a disputar uma das duas vagas para a final do torneio no Maracanã, no dia 13 de julho.

O InfoMoney é portal focado em informações sobre finanças. Mas como todo brasileiro, somos apaixonados pelo esporte bretão e estamos antenados em cada partida e em cada seleção que participará do torneio. E lógico: aproveitaremos a “folga” que a BM&FBovespa deu aos investidores para assistirmos aos jogos da seleção brasileira.

Mas além dos 3 jogos do Brasil que quase todo mundo irá acompanhar, outras 45 partidas serão disputadas até o dia 26 de junho na 1ª fase do mundial, que definirão os dois classificados de cada um dos 8 grupos. O InfoMoney listou o que, para nós, deverão ser os 10 jogos imperdíveis desta 1ª fase. Confira abaixo:

1. Espanha x Holanda (13/06, 16:00)
Logo no segundo dia do mundial teremos o que muitos consideram o confronto mais aguardado desta primeira fase. Espanha e Holanda estreiam na Copa como uma revanche da final do último mundial, em 2010, quando os espanhóis ganharam por 1×0, com um gol de Iniesta na prorrogação.

2. Itália x Inglaterra (14/06, 19:00)
Com 5 títulos em campo – 4 para a Itália e 1 para a Inglaterra -, os dois países farão sua segunda partida em Copa. Em 1990, na Itália, a anfitriã venceu por 2×1 os ingleses na primeira fase do torneio. Porém, o histórico geral entre as duas seleções mostra um grande equilíbrio: 8 vitórias da Inglaterra, 9 vitórias da Itália e 7 empates. Apesar de nenhuma das duas ser considerada favorita neste momento, os italianos sempre são considerados um grande perigo: seu último título, em 2006, foi conquistado quando praticamente ninguém apostava na Azzurra. Os italianos contam com o artilheiro/garoto-problema Mario Balotelli, enquanto os ingleses esperam que os gols de Wayne Rooney façam a diferença.

3. Argentina x Bósnia (15/06, 19:00)

Esse jogo não deve ser muito complicado para os “hermanos”, mas esta é uma partida importante para os brasileiros ficarem de olho. Será a estreia do nosso maior rival e mostrará como está a preparação deles para esta Copa. Com um ataque considerado um dos melhores da competição, incluindo um dos melhores jogadores do mundo, Lionel Messi. Uma observação importante: o jogo é num domingo – ou seja, não há desculpas para todos os brasileiros “zicarem” nossos tão queridos e humildes vizinhos.

4. Alemanha x Portugal (16/06, 13:00)
Será a estreia das duas seleções na competição. Apesar da Alemanha ser considerada favorita – com grandes apostas como campeã da Copa -, Portugal tem o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, que já mostrou ser capaz de decidir jogos praticamente sozinho e vem embalado pela grande conquista e pela artilharia na Liga dos Campeões da Europa pelo Real Madrid. O jogo ganha ainda mais importância, já que Portugal deve brigar pela segunda vaga do grupo com os Estados Unidos e um resultado ruim pode fazer diferença em caso de empate em pontos.

5. Uruguai x Inglaterra (19/06, 16:00)
São 3 títulos mundiais em campo – 2 do Uruguai e 1 da Inglaterra. As duas seleções sempre são consideradas difíceis e têm grandes nomes, mas em 2014 é momento para cada uma provar sua força. Embora seja o atual campeão da Copa América e 4º colocado na última Copa, o Uruguai entra com um time considerado mais experiente (leia-se “velho”, para os maldosos), o que pode trazer complicações físicas no calor do Brasil; já a Inglaterra passa por uma renovação e traz para o campeonato uma mistura de nomes conhecidos dos torcedores, como Wayne Rooney e Frank Lampard, e jogadores mais novos, como a surpresa de 20 anos do Everton, Ross Barkley.
6. Suíça x França (20/06, 16:00)
Em 2006, os dois países fizeram seu único confronto em Copas do Mundo, um 0x0 sem graça – os suíços, aliás, ficaram conhecidos pela sua forte defesa, tendo sido eliminado nas oitavas-de-final sem tomar um gol sequer. Considerando todo o histórico, o duelo tem um bom equilíbrio: 15 vitórias da França, 12 vitórias da Suíça e 9 empates. No confronto, são 62 gols marcados pela França e 58 pela Suíça.
7. Bélgica x Rússia (22/06, 13:00)
Duas seleções de menor expressão no mundo, mas que hoje tem nomes importantes e conhecidos em diversos clubes pela Europa. A Rússia já se mostrou uma seleção que pode dar trabalho, enquanto a Bélgica vem para este mundial tentar provar que pode ser forte. No histórico de Copas, muito equilíbrio nos 4 duelos que já ocorreram, com duas vitórias para cada seleção.

8. Holanda x Chile (23/06, 13:00)
Encerrando a primeira fase para as duas seleções, a Holanda tentará mostrar que segue forte após ser vice-campeã em 2010. Enquanto isso, o Chile pode chegar nesta partida em boas condições de classificação, tentando ser uma “zebra” contra os europeus – apesar do time chileno não ser fraco, ele é considerado a 3ª força no grupo, formado também pela Espanha e Austrália. O jogo será o último do grupo, o que traz um ar ainda maior de decisão. A Holanda irá contar com nomes como Wesley Sneijder, Arjen Robben e Van Persie (artilheiro das eliminatórios da Copa na Europa), enquanto o Chile terá o talento do meia Jorge Valdivia – conhecido da torcida palmeirense como “el mago” – e Alexis Sánchez, atacante do Barcelona.

9. Itália x Uruguai (24/06, 13:00)
Em um dos grupos mais complicados da Copa, Itália e Uruguai colocam em campo 6 títulos em um confronto que pode definir classificados e eliminados, enquanto a Inglaterra completa a tabela contra a fraca Costa Rica. Em 2013, as duas seleções se enfrentaram pela Copa das Confederações aqui no Brasil e empataram por 2×2, com a Itália vencendo nos pênaltis.

10. Estados Unidos x Alemanha (26/06, 13:00)
Assim como o jogo entre Alemanha e Portugal, esse duelo pode definir o segundo classificado do grupo G, já que a Alemanha é favorita para o 1º lugar. São dois duelos em Copas do Mundo, com duas vitórias para os alemães. No geral, a Alemanha venceu 6 e perdeu 3 dos 9 jogos que as duas seleções já fizeram.

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers

Leia também