Designer cria o guia “Bolsa Família para idiotas” para rebater críticas ao programa

Entre críticos e defensores apaixonados do programa que foi ampliado pelo governo petista, designer cria blog que mostra matérias positivas sobre o programa

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Um dos pilares dos programas sociais do governo Dilma Rousseff e do seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, o Bolsa Família traz discussões acaloradas sobre o seu uso político e sobre os benefícios para a população. Quem defende o programa, coloca-o como um marco para a entrada de milhões de brasileiros na classe média que, assim, passam a ter melhores condições de saúde, nutrição e, desta forma, possuem mais subsídios para estudar, trabalhar e desenvolver suas habilidades durante a vida. Neste caso, o Bolsa Família é uma oportunidade. 

Já para os críticos do programa, o Bolsa Família é uma espécie de “Bolsa Esmola”, que estimula a preguiça e é usado mais como instrumento de barganha eleitoral do que como interesse para desenvolver a população mais pobre. Além dos argumentos de que a ajuda em dinheiro a famílias mais pobres é algo como “dar o peixe, mas não ensinar a pescá-lo”, muitos criticam o uso e o alcance eleitoral pelo PT (Partido dos Trabalhadores. No discurso de 1º de Maio, a presidente Dilma anunciou que iria aumentar o valor da ajuda em 10%, o que a beneficiaria em angariar mais votos na disputa eleitoral de 2014, em que ela já é disparada a preferida do eleitorado que ganha até um salário mínimo.

Em meio a esta briga apaixonada entre quem defende e quem rechaça o programa, o primeiro grupo ganhou um defensor de peso. É o blog “Bolsa Família: um guia simplificado para idiotas”, criado pelo designer Bruno O. Barros que traz diversas notícias mostrando matérias positivas sobre o Bolsa Família. Na apresentação do blog, ele destaca: “Você é um daqueles que chamam Bolsa Família de Bolsa Esmola? Esse guia foi organizado especialmente para você”.

Dentre as notícias que fazem parte do blog, estão: “estudantes do Bolsa Família tem aprovação maior”, “como funciona o Bolsa Família”, “o Bolsa Família e a revolução feminista do sertão”, entre outros (Clique aqui para conferir o blog).

O que acha desta iniciativa, leitor?

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.

Leia também