Cheio de sátiras, twitter fake da Petrobras simula os bastidores da estatal

Com o nome @ConselhoDaBR, a conta já possui 61 seguidores e 7 tweets (bem ácidos) sobre a petrolífera

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

SÃO PAULO – Enquanto a CPI da Petrobras (PETR3; PETR4) não sai, uma conta no Twitter foi criada ontem atirando em todas as críticas e denúncias sobre irregularidades na diretora da estatal que pipocam no mercado a cada dia. Com o nome @ConselhoDaBR, a conta já possui 61 seguidores e 7 tweets (bem ácidos) sobre a petrolífera.

O twitter simula frases infames ditas por conselheiros. Em seu perfil, está escrito “os bastidores da empresa mais amada e loteada do Brasil”. Já no primeiro post tem a frase: “monopolizar a produção nacional é nosso objetivo. Apresentar bom retorno sobre os investimentos? Coisa de especulador do mercado financeiro”. O último traz o escrito, “mais importante que os leilões do pré-sal, são os leilões dos cargos aqui de dentro. Neste caso a riqueza não depende da natureza”. 

Em relação ao negócio de Pasadena, alvo de uma possível CPI, o @ConselhoDaBR diz: “existiam duas opções, Pasadena ou a Refinaria Manguinhos #RPMG3, optamos por comprar a que ficava mais longe para não chamar atenção. Erramos!”. O mau negócio custou US$ 1,250 bilhão aos cofres da estatal, enquanto a refinaria havia sido adquirida anos antes pela empresa belga Astra por US$ 42 milhões.

A conta tem tudo para se tornar um viral na internet. Os ataques que vão ao encontro das críticas que a estatal recebe do mercado diariamente, enquanto a empresa segue afundada em ineficiências e elevado endividamento.

O Twitter já tem essa tradição de contas sátiricas. No Brasil, causou alvoroço no ano passado as contas @MesaDoBTF, feito por um fake mordaz de André Esteves, e com @EikeFB, um dos tantos falsos perfis de Eike Batista. O primeiro, mais ácido e agressivo, trazia ensinamentos politicamente incorretos sobre como se tornar um banqueiro de investimento de sucesso, enquanto o segundo retratava Eike Batista ainda em um pedestal de riqueza eterna, que satiriza tudo, de time de futebol a bandas de pagode, mas, principalmente, os 99,9999999% dos brasileiros que não fazem parte de nenhuma lista de bilionários.

Na época, o jornal Brasil Econômico disse que o BTG Pactual notificou extrajudicialmente o Twitter para retirar o conteúdo da @MesaDoBTG do ar. Agora é esperar para ver como a diretoria da Petrobras vai lidar com a conta fake dos conselheiros da empresa. Em meio às apurações das suspeitas que pairam sobre seus ex-executivos, que inclui a presidente Dilma Rousseff, a dúvida é se a estatal terá mais senso de humor.

Os últimos tweets do @ConselhoDaBR:

Paula Barra

Leia também