Análise Técnica da Zueira: analista enxerga uma rara figura no gráfico do ouro

Brian Kelly, operador da "Fast Money", definiu o padrão de queda desenhado no gráfico do metal como "o temido camelo vomitador"

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Analistas técnicos adoram utilizar nomes pouco comuns para definir figuras gráficas desenhadas em suas telas. Quem acompanha um pouco dos estudos dos grafistas já ouviu termos como “Ombro-Cabeça-Ombro”, “Bebê Abandonado” e outras analogias no mínimo curiosas. E como não poderia deixar de ser, alguns analistas com uma veia humorística mais aguçada aproveitam para se divertir com a licença poética que o estudo dos gráficos oferece.

É o caso de Brian Kelly, trader do programa “Fast Money”, da CNBC. Ele postou em sua conta no twitter o desenho formado no gráfico do contrato futuro do ouro que ele intitulou como o “temido padrão do camelo vomitador” (tradução livre do original “The Dreaded Vomiting Camel Pattern”). A figura pode ser vista na imagem abaixo.

Apesar do viés cômico, o padrão criado por Kelly indica a formação de dois topos no preço do ouro – um em março e outro em julho -, que no caso seriam as corcovas do camelo; logo depois veio um movimento de queda forte, interrompido por uma alta em outubro – o que formou a “cabeça” do animal. Já o vômito se formou após o mergulho no preço do ouro, que rompeu para baixo no final de outubro seu menor patamar em 2014.

Como toda brincadeira, é comum ver muitos amantes da análise técnica denigrindo tal estudo feito por Kelly. Eu, como editor de Mercados do InfoMoney, analista técnico certificado pela Apimec e defensor enfático do “mais humor, por favor” no já tão tenso e frenético mercado financeiro, apoio a iniciativa do americano.

E você, o que achou da brincadeira? Deixe abaixo seu comentário.

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers

Leia também