Nós, o dinheiro e a educação financeira de nossos filhos

Porque o que nós queremos para os nossos filhos é que cresçam seguros e preparados para superar os desafios que a vida lhes impõe.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Em um mundo globalizado e exigente, onde tudo parece ser feito para nos levar ao consumo imediato, onde tudo muda rapidamente, onde as informações chegam no mesmo minuto em que acontecem, educar financeiramente deixou os termos “gaste menos do que ganha” e “poupe para o seu futuro” parecerem frases de gente antiga, ainda que sábias, já que existe um universo de novas possibilidades e oportunidades financeiras desconhecidas até para muitos adultos.

Se nossa vida futura depende de nossas escolhas no presente, quais as oportunidades reais que estamos oferecendo às nossas crianças e jovens para que possam realizar escolhas financeiras inteligentes no futuro? O que realmente, enquanto pais, estamos ensinando a eles sobre responsabilidade financeira, escolhas inteligentes de consumo, desejos e necessidades?

Fomos educados na crença que “dinheiro não é assunto de criança” e por sermos seres de hábitos e modelos, sem questionarmos, vamos avançando na vida e educando nossos filhos praticamente da mesma forma que fomos educados, com um pouco mais de flexibilidade, isso é certo, mas o que aprendemos de fato sobre dinheiro e suas oportunidades ao longo de nossa juventude? Afinal, “dinheiro não é assunto de criança”, então, como poderemos ensinar sobre o que não fomos ensinados?

Aparentemente simples, educar financeiramente exige a mesma arte que educar para todos os outros aspectos da vida e sabemos o quanto é trabalhoso.

Após quase dez anos sendo dedicados à educação financeira infanto-juvenil, traremos semanalmente aos leitores um novo olhar e reflexão sobre o impacto do comportamento financeiro como um dos elementos essenciais para a formação do ser humano integral, para que nossas crianças e jovens se tornem adultos financeiramente seguros e responsáveis pelo o que podem criar para as suas vidas e por gerações dentro de suas famílias.

Sejam bem vindos a bordo.

Silvia Alambert Hala

Silvia Alambert Hala é CKO da Progress Educacional, co-fundadora da The Money Camp™, empresa licenciada no Brasil pela Creative Wealth™ Intl (USA) onde atua há 13 anos como educadora financeira de crianças, jovens e adultos, coach especializada em finanças comportamentais, palestrante, co-autora do livro “Pai, ensinas-me a poupar!” (Ed. Rei dos Livros) publicado em Portugal e coordenadora do projeto de educação financeira para jovens atletas de alto desempenho da empresa Tênis to Go™.