Mente sana in corpore sano

Levamos uma vida agitada e esquecemo-nos que, sem saúde, não realizamos nada. Infelizmente, muitas pessoas só se lembram disso quando são acometidas por alguma enfermidade.

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Postergamos muitas coisas na vida e descuidamos de várias outras, pois estamos sempre “ocupados demais” para cuidarmos do que nos é mais valioso. E a mais valiosa delas é a nossa saúde física e mental.

O corpo humano foi projetado para se movimentar com força, velocidade, agilidade e resistência.

Ninguém está falando que devamos ser todos atletas de alto desempenho, mas devemos, sim, encontrar um tipo de atividade que nos agrade e nos faça sentir bem, cultivar o hábito e incentivar a prática da atividade física desde cedo entre as crianças, ensinando-as que dessa forma estamos cuidando do nosso maior patrimônio: o nosso corpo e mente.

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Uma das maiores ameaças à nossa saúde é o sedentarismo e, infelizmente, é na velhice que os impactos de uma vida sedentária são mais sentidos, já que com o envelhecimento perdemos também muitas dessas habilidades físicas e mentais.

A boa notícia é que para diminuir ou prevenir esses déficits, a prática de exercícios é uma das alternativas para quem pretende envelhecer com qualidade de vida.

Estudos clínicos confirmam que uma atividade aeróbica regular pode adicionar anos à vida das pessoas, prevenir doenças cardíacas, diabetes e reduzir as taxas de colesterol e pressão sanguínea. Portanto, não há desculpa para não começar a se exercitar ainda hoje. Calce um tênis e comece a caminhar na garagem de casa, dentro do condomínio, no quarteirão de casa, naquela esteira que você comprou e virou “cabideiro”.

Na minha família, tínhamos um médico cardiologista que nos dizia o seguinte: “Você não precisa gastar rios de dinheiro em academia para manter a sua saúde. Ande.“ E ele sempre complementava: “Os romanos conquistaram um império andando.” Acho que ele gostava de falar isso porque era italiano, mas faz sentido.

O ideal é que antes de iniciar qualquer atividade física você faça um check-up para verificar se está tudo certo com sua saúde e que receba orientações de um treinador, caso você opte por outro tipo de atividade que não seja apenas caminhar, para obter um mínimo de preparação para evitar lesões.

Modificar hábitos não é fácil, pois depende apenas de nós e nós temos uma tendência a não querermos sair da zona de conforto e arrumamos desculpas o tempo inteiro, mas busque uma inspiração onde quer que seja e descubra o que te move.

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O que eu posso dizer depois de muito tempo sem praticar uma atividade física e ter retornado, inspirada por uma grande amiga e pelo meu futuro marido, é que praticar uma atividade física te coloca em contato com você, com seu corpo e seus pensamentos; é aquele momento de você com você mesmo, organizando as ideias, oxigenando o cérebro, colocando cada célula do seu corpo em movimento e se sentindo vivo.

Vida longa e próspera.

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Silvia Alambert

Silvia Alambert é fundadora e CEO da moola Educação Financeira (The Money Camp® no Brasil). Educadora financeira de crianças e jovens, é certificada e licenciada pela Creative Wealth® Intl (USA) e coordenadora do projeto de educação financeira para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade sócio-econômica pelo ITESA (Instituto de Tecnologia Social Aplicada).