Encontre o seu “sexy pace” financeiro

Investir dinheiro é um processo que deve ser construído ao longo do tempo e acompanhado diariamente. Portanto, não existe uma fórmula para que se enriqueça rapidamente - se existisse, todos os cientistas estariam ricos

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre
Corrida
Pixabay

Primeiramente, “sexy pace” ou “ritmo sexy” é um termo conhecido entre os corredores. Significa correr em um ritmo mais lento, que não deixa o corredor exausto.

É simples assim.

Para você descobrir esse ritmo, também é simples: você deve ser capaz de conversar com facilidade enquanto corre, não deve ficar sem fôlego e deve aproveitar a paisagem.

E o que isso tem a ver com as suas finanças e investimentos?

Muitas pessoas tomam a decisão de organizar a vida financeira e começam a agir como se fossem correr uma maratona (42 km) e competir com um atleta queniano pelo primeiro lugar: baixam planilhas financeiras, carteiras virtuais, participam de lives, assistem a vídeos no YouTube, recebem e-books gratuitos e logo abrem conta de investimento em duas ou três corretoras, já que é só inserir os dados e pronto.

Com o mínimo de conhecimento e preparo, muitas vezes influenciadas por fontes que prometem enriquecimento rápido, essas pessoas se lançam no mundo dos investimentos e acreditam que ficarão ricas quando alcançarem os primeiros dez quilômetros.

Saem na largada cheios de vontade, com fôlego e muita disposição. Porém, ao longo do percurso, percebem que administrar dinheiro e fazê-lo se multiplicar é um caminho que poderá ter uma elevação similar à subida da Avenida Brigadeiro Luís Antônio* na corrida de São Silvestre (15 km).

E, então, é neste ponto que as pessoas ou desistem de programar o futuro, porque acham a subida demorada, ou se dão conta de que não se prepararam nem para uma maratona e nem para uma São Silvestre.

O que muitos corredores iniciantes parecem não saber é que o “sexy pace” pode ajudá-los a correr mais rápido a longo prazo. E muitos investidores iniciantes parecem não saber que a educação financeira é o “sexy pace” do mundo dos investimentos.

PUBLICIDADE

Eduque-se financeiramente antes de partir para os investimentos.

Tanto no mercado financeiro quanto na corrida, à medida que você se prepara e se fortalece, não se faz mais necessário desacelerar o tempo inteiro. Porque quando você se torna consciente sobre a sua realidade financeira, seu perfil e comportamento financeiro, os riscos que você realmente pode correr e entende que o processo de enriquecimento não se faz no curto prazo, mas através da mudança de hábitos financeiros, da disciplina e da persistência, você passa a se reconhecer como investidor de fato e deixa de fazer parte do pelotão dos aventureiros, uma vez que você tem objetivos bem definidos com o seu dinheiro e se preparou para alcançar a sua linha de chegada com consistência e de forma duradoura.

Encontre o seu “sexy pace” financeiro e vá além das promessas vazias de enriquecimento fácil.

*A avenida Brigadeiro Luís Antônio é uma importante avenida da cidade de São Paulo, com 5 km de extensão, que liga o centro à região da Avenida Paulista e à zona centro-sul da cidade. O trecho que liga o centro à Avenida Paulista é onde se finaliza a prova de São Silvestre, com quase 2 km de subida e elevação de, aproximadamente, 34 metros.

Silvia Alambert

Silvia Alambert é fundadora e CEO da moola Educação Financeira (The Money Camp® no Brasil). Educadora financeira de crianças e jovens, é certificada e licenciada pela Creative Wealth® Intl (USA) e coordenadora do projeto de educação financeira para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade sócio-econômica pelo ITESA (Instituto de Tecnologia Social Aplicada).