A importância de anotar os gastos

Anotar os gastos diariamente pode ser o 1o passo para a realização de sonhos e objetivos.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Hoje vou falar de uma questão trabalhosa, porém indispensável para o bom desempenho financeiro de qualquer família ou pessoa: o ato de anotar todos os gastos! Ressalto: todos os gastos!

Tarefa esta, um pouco cansativa e detalhada, mas criando este hábito, fica mais fácil nascer a disciplina, algo de extrema importância em um Planejamento Financeiro!

Você anotando os seus gastos diariamente, ao transferi-los para o papel ou para o computador, também começará a refletir sobre cada um deles e a analisar se realmente merecem o valor que foi pago por eles.

Diversas vezes compramos coisas ser ter uma real necessidade e agimos por impulso; quando revemos os valores, começamos a enxergar de uma outra forma, principalmente quando somamos, e então, podemos aprofundar um pouco mais, e quem sabe, já compará-los com um objetivo que temos há algum tempo, uma viagem por exemplo, e começamos a enxergar a possibilidade de trocar pequenos desperdícios, pela realização de algo que realmente vale a pena.

Entendo que alguns gastos “supérfluos” nos fazem sentir bem, e que, mesmo não sendo realmente necessárias nos trazem bons momentos; Mas é ai que está um ponto chave do Planejamento Financeiro: você saber diferenciar um “supérfluo necessário” do que é desperdício.

Por exemplo, buscar seu filho na escola no meio da tarde e levá-lo para tomar um sorvete, além de ser algo que não acontece sempre, é um ato que aproxima vocês; ao contrário de deixar a luz do quarto acesa enquanto a família está reunida na sala! Coisas pequenas, mas que ao final do mês, fazem diferença e são caracterizadas como: desperdícios. 

Portanto, anotar todos os gastos é mais um passo relevante para controlar suas finanças e começar a definir o que é prioridade para você.

E a importância destes lançamentos serem diários envolve vários fatores: se você deixar para lançar depois, além de dar aquele desânimo, pois terá bastante acumulado, pode ser que o seu mês já tenha acabado, então, os seus gastos já aconteceram, o seu dinheiro já foi embora e você não poderá mudar o que foi feito; Diferentemente de você criar o hábito de anotar todos os dias, conforme eles são realizados, pois  assim que  você visualizar algum desperdício, ainda estará em tempo de mudar e realocá-los para objetivos mais importantes na sua vida.

Lembre-se: desperdício é aquele  dinheiro que vai para o “ralo” e não te traz nenhuma qualidade de vida – e você pode mudar isto! 

E ai, vamos começar?

Alessandra Coser