Oportunidade

XP abre 5 mil vagas para assessores de investimentos; veja perfil e como se inscrever

Maioria das posições é para uma das carreiras que mais cresce no país, a de assessor financeiro

Por  Equipe InfoMoney -

A XP Inc. está com mais de 5 mil vagas abertas ao longo deste ano para a contratação de agentes autônomos de investimentos em escritórios associados.

No país, já são mais de 18 mil agentes autônomos em atuação, segundo dados mais recentes da Ancord (Associação Nacional das Corretoras de Valores).

As vagas serão distribuídas em todas as regiões do país, sendo 37% em escritórios com matriz em São Paulo; 15% no Rio de Janeiro e 14% no Rio Grande do Sul — o restante será ofertado em estados como Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo e Bahia, só para citar alguns. Há oportunidades também para diversos perfis de profissionais.

“Nossa rede independente de distribuição é um dos pilares de crescimento da XP. E nós temos o benefício de saber a ‘dor’ que esse parceiro enfrenta na ponta porque começamos assim”, diz Bruno Ballista, head de B2B da XP Inc.

Considerando o primeiro trimestre de 2022, a XP conta com 10,7 mil assessores de investimentos associados à sua rede de distribuição — 24% acima do mesmo período de 2021.

“Queremos alavancar essa vertical cada vez mais para ampliar nosso alcance de venda e acessar mais clientes e mercados. Em paralelo, queremos aprimorar cada vez mais a rede de escritórios parceiros deixando-a mais produtiva”, complementa o executivo.

Perfil do profissional

O profissional que quer ser assessor de investimento precisa unir tanto as habilidades interpessoais, incluindo o desenvolvimento comercial e inteligência emocional, quanto as habilidades técnicas, que são cruciais para entender os produtos e auxiliar o cliente, além de certificação para poder atuar neste mercado.

“Há vários perfis buscados: pessoas que estão no início de carreira e querem se desenvolver; profissionais mais experientes e que já possuem as skills técnicas; bem como profissionais de desenvolvimento no backoffice”, explica Ballista.

Gabriela Assis, head de growth da XP, acrescenta que a profissão de agente autônomo é uma opção para quem busca fazer uma transição de carreira.

“É uma das atividades mais democráticas. Nossos escritórios parceiros não estão necessariamente olhando apenas quem tem experiência na área. Pessoas com experiência na área de vendas, com grande habilidade de comunicação, podem ser excelentes assessores financeiros por terem facilidade em estabelecer relacionamentos interpessoais”, destaca.

As novas contratações serão feitas até o final de 2022 e têm o objetivo de ampliar a diversidade dos quadros profissionais da companhia. Segundo dados da Ancord, 78% dos assessores certificados são homens; as mulheres representam apenas 22%.

A XP Inc. conta com um programa de incentivo específico para que mais mulheres se tornem assessoras de investimentos. Também paga os custos de um curso preparatório para a certificação da Ancord.

Quem obtiver a certificação e for aprovado no processo seletivo para um dos escritórios da rede terá os custos da prova reembolsados.

Como se inscrever

Os candidatos precisam se inscrever no site da XP. Os selecionados serão direcionados conforme os perfis e as regiões dos escritórios associados.

Os escritórios têm autonomia para escolher e fazer o processo seletivo. A fase seguinte inclui o treinamento para que o candidato ou a candidata obtenha a certificação da Ancord, pré-requisito para o profissional atuar na área.

A XP irá custear o curso preparatório para a prova do certificado. Para isso, é necessário apresentar o comprovante de inscrição.

“Enquanto os candidatos estudam para obter a certificação, já são apresentados para os escritórios que têm vagas de acordo com o seu perfil”, explica, por nota, a empresa.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe