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SÃO PAULO – Encontrar o equilíbrio no meio profissional é desafio para a maioria dos trabalhadores. Muito se fala que o comprometimento e a dedicação auxiliam na ascensão da carreira, mas até que ponto? Em contrapartida, os efeitos do estresse e do exagero no trabalho começam a ser vistos nas empresas com certa preocupação.
Para se ter uma idéia, o desempenho dos workaholics, prova viva de dedicação ao trabalho, tem sido questionado pelo meio corporativo: o fato de permanecerem mais de doze horas no escritório tem sido combatido.
Excesso de trabalho ou hábito?
A tendência de passar tanto tempo no escritório pode ser atribuída a várias causas, e é preciso acompanhar isso de perto: trata-se de excesso de tarefas a desenvolver ou simplesmente um hábito?
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Caso o funcionário se acostume a esticar sempre o seu horário de trabalho, pode tomar o caminho contrário à produtividade, já que se habitua a desenvolver em doze horas o trabalho que poderia realizar em oito. Conclusão: com o tempo se sentirá cansado desta rotina e seu desempenho tenderá a cair, e muito.
Mas, se você é visto como um workaholic e se sente atolado pelo trabalho, muita calma: pode ter sim suas razões! É claro que a redução do quadro de funcionários e a estratégia de que os profissionais acumulem funções são pontos a serem considerados.
Neste caso, é mais do que justificável a permanência no escritório até mais tarde, já que o profissional não dá conta de tantas tarefas!
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Papel da empresa
Justamente por isso é importante que a empresa verifique de perto o que está acontecendo com seus funcionários, principalmente aqueles que desempenham tarefas estratégicas. Monitorar suas atividades e ter conhecimento quanto ao trabalho desenvolvido devem ser prioridade.
Afinal, vale muito mais a pena ter o trabalhador menos tempo no escritório, desenvolvendo suas tarefas dentro de um bom rendimento e prazos razoáveis, do que poder contar com ele as 24 horas do dia em um projeto, e perdê-lo em seguida, diante de uma grave crise de estresse!
Busca do equilíbrio
Não é exagero dizer que encontrar o meio-termo não é uma tarefa fácil. Quem já não passou pelo dilema de ficar ou não até mais tarde no trabalho, ou ver alguém sendo criticado por seguir à risca o seu expediente?
Portanto, pontos de vista para esta discussão não faltam. Para ajudar nesta questão, as empresas precisam adotar políticas no combate ao estresse, oferecendo condições para que o funcionário consiga cumprir suas metas.
Já o funcionário precisa ter consciência quanto à necessidade de equilibrar vida profissional e pessoal, mas sabendo dedicar mais tempo às tarefas complexas no momento certo.