SÃO PAULO – Na sociedade de consumo em geral, quando há escassez de algum produto, seu preço tende a subir, como muitos especialistas dizem que acontecerá com a água potável daqui a alguns anos. No entanto, você sabia que a mesma tendência é notada no mercado de trabalho?
Pois quando existem poucos profissionais para uma determinada área as empresas tendem a aumentar os valores salariais, para atrair os poucos especialistas que existem. Você sabia que este é o quadro atual?
Realidade Mundial
Segundo a pesquisa “Inflação Salarial e Escassez de Talentos”, realizada pela empresa de recursos humanos Manpower, com 32 mil pessoas em 26 países, em razão da falta de talentos no mercado, 25% dos empregadores de todo o mundo pagam salários mais altos.
De acordo com o diretor-geral da Manpower no Brasil, Augusto Costa, a escassez de talentos existe e acarreta a inflação salarial em áreas especializadas. “Como a tendência é crescente, os empregadores terão de se esforçar para reter e otimizar seus profissionais”.
O que fazer?
Diante desta realidade o profissional deve tomar apenas uma atitude: se especializar. Isso significa ter domínio total de um determinado assunto e não se acomodar, pensando que já sabe tudo e que não precisa de atualização.
Os profissionais que percebem esta tendência acabam ganhando os melhores postos e, como consequência, os melhores salários do mercado.
Outros dados
De acordo com a pesquisa, as Américas, Ásia e Oceania são as regiões que mais têm inflação salarial e escassez de profissionais. Em contraposição a estas regiões, na Europa se encontra a menor taxa de insatisfação na procura por profissionais.