Em expansão

Você sabe quem são os planejadores financeiros? Saiba mais sobre a profissão

A profissão foi considerada a 5ª melhor para 2013, de acordo com CareerCast, e está em expansão no Brasil e no mundo

SÃO PAULO – Considerada uma das cinco melhores profissões de 2013 pelo site de carreiras norte-americano CareerCast, o planejador financeiro ainda é uma carreira ainda pouco conhecida no Brasil. Mesmo assim, ela tem crescido bastante nos últimos anos e cada vez mais pessoas recorrem aos cuidados desses profissionais. Mas, você sabe quem são e como se tornar um planejador financeiro?

Os planejadores financeiros dão consultorias para quem precisa de ajuda na vida financeira ou que precisa de conselhos para fazer um planejamento de curto e longo prazo, como antecipar aposentadoria, comprar um carro, casa ou fazer uma viagem. “Ele ajuda as pessoas a conquistarem seus objetivos”, resumiu o CFP (planejador financeiro certificado), Tobias Maag.

Além de organizar as finanças pessoais, Maag acrescenta que os planejadores também aconselham questões de risco, de investimento, sucessões (como distribuição de dinheiro e patrimônio) e tributação.

PUBLICIDADE

No Brasil, a certificação do planejador é dado pelo IBCPF (Instituto Brasileiro de Formação de Profissionais Financeiros). De acordo com Tobias, já são mais de mil pessoas certificadas no País e 150 mil no mundo. “A profissão chegou ao Brasil cerca de dez anos atrás e, por ser nova, ela ainda não é regulamentada”, afirmou Maag.

No mercado brasileiro
Mesmo que nova, a profissão de planejador financeiro cresceu muito nos dez anos, sobretudo nos últimos cinco anos. “Hoje, vemos que a área está em plena expansão. Muitos procuram esses profissionais para saber as melhores opções de investimentos de acordo com seu perfil. Também tem a pessoa que, eventualmente, se desorganizou financeiramente e agora está endividado”, constatou o profissional.

Segundo Tobias, os brasileiros estão à procura de estabilidade financeira e não sabem como conseguir isso. “Alguns procuram os serviços de um planejador com a promessa de ser rico em pouco tempo. Mesmo parecendo um anti-marketing, o planejador não faz isso. Ele auxilia no orçamento, ajuda as pessoas a ter mais controle financeiro”.

Como se tornar um planejador?
Segundo Tobias, não há uma formação específica para ser um planejador financeiro. Mesmo que a área necessite de conhecimentos de Economia e Administração, qualquer formação é bem-vinda, apontou Maag. “Muitos profissionais da área fizeram Direito e Engenharia. No fundo, a área mexe com a vida das pessoas e é preciso levar isso em consideração”.

O consultor também afirma que há diversos segmentos dentro da profissão. O planejador financeiro certificado pelo IBCPF pode atuar na área de educação, ministrando aulas e palestras, trabalhar em uma grande empresa ou abrir sua própria consultoria.

De acordo com o CareerCast, essa profissão ainda apresenta baixos níveis de estresse, tem grandes expectativas de crescimento na área e ainda salários atrativos, com uma média anual de US$ 107 mil, ou cerca de R$ 214 mil ao ano.

PUBLICIDADE

Em maio, o planejador financeiro Tobias Maag será um dos palestrantes do 4º Seminário IBCPF de Planejamento Financeiro Pessoal, um fórum de discussão na área de planejamento financeiro pessoal e familiar no Brasil. Os interessados podem se inscrever até hoje (26) para participar do evento.