Você sabe quais são os principais atributos de um bom vendedor?

Para quem quer ter sucesso na área, é melhor começar a pensar como se relaciona com clientes e como se comunica

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SÃO PAULO – Quais as qualidades que um bom vendedor deve possuir? Se você trabalha na área e precisa desta resposta para melhorar seu desempenho, é melhor começar a atentar à maneira com a qual trata seus clientes.

Para responder a questão, a empresa SaleSolution Desenvolvimento de Vendas realizou uma pesquisa junto a 7 mil representantes da categoria, na qual foi revelado que boa comunicação e postura aparecem como principais atributos de um vendedor de destaque. Estas características representaram 24% do total de respostas.

Na seqüência, a criatividade e a flexibilidade ficaram com 14% das citações. Tudo isso mostra que é importante que o vendedor saiba criar condições de oferecer alternativas ao cliente que sejam favoráveis a todas as partes envolvidas.

Mais qualidades

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Demonstrar orientação a resultados também é uma qualidade exigida dos vendedores. O ideal seria que o profissional se mostrasse objetivo, mais focado na lucratividade da operação, e não simplesmente na venda em si. Ou seja, o vendedor precisa ter uma visão mais abrangente do negócio.

Outros atributos essenciais que o funcionário modelo deve apresentar são controle emocional e conhecimento de seu produto e do negócio. Neste caso específico, é importante ressaltar que as informações técnicas sobre a mercadoria ou serviço ofertados não podem ofuscar o mais importante: a atenção ao cliente.

Além destas características, foram citadas pela pesquisa, ainda, saber preparar e planejar o trabalho, se familiarizar com o cliente, capacidade analítica e sensibilidade e intuição.

Como chegar lá?

A pesquisa da SaleSolution também investigou como deve ser um bom programa de capacitação de funcionários. De acordo com 22% das respostas, o treinamento de negociações precisa ser prático e objetivo.

Empatado na liderança, com outros 22% das citações, aparece a qualidade do conteúdo destas capacitações. A exemplificação com casos reais nas aulas, bem como simulações práticas, vêm na seqüência, com 18% das menções.

Há, ainda, a necessidade de se utilizar ferramentas e roteiros nos treinamentos (9%), além de trabalhar com professores capacitados (8%) e com teorias concisas (7%).

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