Você sabe a diferença entre ser criativo e inovador?

Cuidado para não confundir os termos e se caracterizar erroneamente, o que poderá causar frustrações ou expectativas

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Além do conhecimento técnico, para ter sucesso no mercado de trabalho são necessárias diversas qualidades, como responsabilidade, organização, empreendedorismo e capacidade de adaptação.

No entanto, muitas destas características tem seus sentidos confundidos, o que pode causar frustrações ou expectativas no momento de sua descrição em entrevistas de emprego. A situação piora quando você é contratado e pode ser cobrado por algo que disse, mas que era um engano.

Diante disso, você sabe qual a diferença entre ser criativo e inovador? Caso a resposta seja negativa, veja as descrições abaixo.

Você pensa diferente?

Aprenda a investir na bolsa

Quando está numa roda de amigos, costuma ser aquela pessoa que sempre coloca outros pontos de vista, tem novas idéias e quer sempre novidades? Pois saiba que este aspecto pode ser a prova de que você é uma pessoa criativa.

De acordo com o dicionário da língua portuguesa “Novo Aurélio – Século XXI”, “criatividade é a capacidade criadora; engenho, inventividade. Na linguagem, capacidade que tem um falante nativo de criar e compreender um número ilimitado de sentenças em sua língua”.

Isso significa que a pessoa criativa tem novas idéias e, se você é assim, deve explorar esta qualidade. Se o dia-a-dia não lhe permite desenvolver este lado, tente reservar um tempo para relaxar, momento propício para ter novas idéias.

Sabe tornar realidade?

Se você tem novas idéias, mas elas não passam de teoria, pode se considerar apenas uma pessoa criativa. Agora, se além disso, você ainda tem a capacidade de colocar em prática o que pensou, tem também a característica de um inovador.

Este tipo de pessoa pode tornar realidade o que era tido como impossível. Tem a capacidade de viabilizar os projetos e, por isso, receberam até um cargo novo no mercado de trabalho: o gerente de inovação, responsável apenas por estudar a realidade da empresa diante da concorrência e propor novos produtos ou serviços.

Ser inovador é ser diferente, e provar na prática. Aproveite esta característica e divulgue-a, já que é um diferencial no mercado de trabalho tão concorrido.

PUBLICIDADE