Você, por acaso, sabe o que é coaching?

O termo coach, até certo tempo, era associado principalmente aos esportes; hoje porém é muito utilizado na área de RH; você o conhece?

SÃO PAULO – Motivação. Esta é a palavra de ordem em qualquer atividade, principalmente no mundo corporativo. Por esta razão destaca-se aquele que consegue envolver sua equipe em determinada tarefa, apontando caminhos e correndo em busca de resultados, como faz um técnico (em inglês, “coach”) de qualquer modalidade esportiva diante de um novo desafio de sua equipe. Explicada a origem da palavra coaching?

Desenvolvimento de competências

Na prática, a técnica vai mais longe. O coaching tem como principal objetivo desenvolver competências em cada membro de uma equipe, destacando individualmente o “seu melhor”, trazendo resultados positivos ao grupo. Liderança, auto-confiança, iniciativa e comunicação são alguns deles, somados à capacidade de gerenciar problemas ou atuar diante de certa pressão.

Vale lembrar que a técnica pode ser absorvida e desenvolvida por empresas de qualquer porte, desde que respeitadas, obviamente, as características e necessidades de cada uma delas, e o perfil de cada funcionário envolvido no processo. Portanto, é sempre recomendável o acompanhamento de alguém especializado, principalmente nos primeiros passos.

De quem é a tarefa?

PUBLICIDADE

O coaching geralmente é promovido por profissionais da área de RH, muitas vezes contratados, como consultores, para esta finalidade, dando acompanhamento individual aos funcionários, geralmente executivos, sendo muitas vezes encarado até como um benefício fornecido pela corporação.

Nas empresas pequenas, porém, a técnica pode ser adaptada e utilizada pelos líderes de equipe, ou mesmo pelo dono do empreendimento. Afinal, alguns aspectos do coaching são semelhantes às atribuições de um supervisor, por exemplo.

Em ambas as situações, o objetivo principal é buscar, em cada integrante, o seu melhor, as suas potencialidades, trazendo para a empresa resultados bastante positivos. Não se trata apenas de um treinamento, mas sim de ensinar determinando profissional a atuar de forma satisfatória, utilizando as dificuldades, exigências e pressões, comuns ao dia a dia, em seu benefício.

Além de contribuir para a melhoria na condução das tarefas e decisões da empresa, o coaching contribui ainda para a melhoria do ambiente de trabalho, já que cada um é preparado até mesmo emocionalmente para desempenhar suas tarefas de forma satisfatória, pensando nos resultados coletivos.

Tal fato contribui para o respeito entre os membros de determinada equipe, para a coordenação de atividades e colaboração. Conclusão: o resultado se torna muito melhor.