Você já fez a lição de casa? Consultor dá dica para auto-desenvolvimento

É importante exercitar o auto-desenvolvimento, definir quem somos e o que queremos para o futuro

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Por incrível que pareça, mesmo depois de adultos, nós precisamos fazer nossa lição de casa. O psicólogo e consultor Rogério Martins explica que é uma forma de conseguir crescer de forma sustentada, tanto em âmbito pessoal quanto profissional.

Afinal, as lições de casa não servem para aprimorar o que foi aprendido em aula? “Precisamos fazer a lição de casa com a gente mesmo. Isso não quer dizer que terá de levar trabalho para casa, pelo contrário”.

Qual é a lição de casa?

Segundo Martins, é importante exercitar individualmente o auto-desenvolvimento. Para isso, há uma lição bastante simples. Em uma folha de papel, escreva sua visão, missão e valores, assim como fazem as empresas.

PUBLICIDADE

“Talvez seja difícil na primeira ou na segunda tentativa, mas não desista. Escreva. Pense como uma empresa sobre você mesmo”.

Como selecionar a missão, a visão e os valores?

Para definir sua visão, o consultor pede para que imagine seu futuro. “Como você se vê no futuro? Onde pretende chegar e o que deseja atingir em termos profissionais e pessoais? Anote”.

Já para a missão, pense no motivo de estar vivo. É um exercício mais difícil, pois não temos o hábito de pensar assim, mas tente. Qual sua missão de vida? Por que está aqui? De que forma pode contribuir para si mesmo e para os outros?

Os valores são mais fáceis. Analise tudo aquilo que faz sentido para você. De quais valores pessoais você não abre mão? “Os valores são fundamentais para que possamos viver de forma positiva, pois eles nos dão um rumo de como agir e ser”.

Martins finaliza recomendando que compartilhe com alguém de confiança sua lição de casa, que deve ser aprimorada a cada dia.