AO VIVO Estrategista-chefe da XP mostra estratégia para quem deseja viver de renda

Estrategista-chefe da XP mostra estratégia para quem deseja viver de renda

Você está preparado para liderar? As empresas estão atentas a potenciais líderes

A preocupação em formar novos líderes atinge 74% das empresas da América Latina, aponta estudo da IBM

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Um estudo apontou que 74% das empresas da América Latina estão preocupadas com sua capacidade em formar líderes, uma vez que o item se mostrou importante perante a competição do mercado. Resultados iguais ou parecidos foram registrados em outras partes do globo: Ásia Pacífico (88%), Europa, Oriente Médio e África (74%), Japão (73%) e América do Norte (69%).

Além disso, mais de 75% dos executivos de RH têm a mesma preocupação. A conclusão é do Estudo Global de Capital Humano intitulado “Desvendando o DNA da Força de Trabalho Adaptável”, que foi desenvolvido pela área de Gestão de Capital Humano da IBM, com o apoio da EIU (Economist Intelligence Unit).

“A capacidade de uma organização em se planejar e identificar os conhecimentos de que precisará no futuro, e então desenvolver rapidamente uma massa crítica de indivíduos com esses conhecimentos, será uma competência básica para as empresas que buscam concorrer em um mundo globalmente integrado”, analisa o sócio da área de consultoria da IBM Brasil, Roberto Mathias.

Conselho

PUBLICIDADE

Quer ser um líder? Aproveite que as empresas estão atentas a potenciais líderes dentro da equipe, como aponta a pesquisa da IBM, e desenvolva seus conhecimentos, por meio do empenho e da proatividade no dia-a-dia e do estudo.

Isso porque o estudo indicou que 52% dos executivos dizem que há uma incapacidade dos funcionários e das empresas em desenvolver rapidamente conhecimentos para atender às necessidades de negócios atuais e/ou futuros. E mais: 36% dos entrevistados declararam que o conhecimento de seus funcionários não está alinhado às prioridades atuais da organização.

Adaptação

Outro alerta é a importância do funcionário saber se adaptar às mudanças. Devido a pressões internas e externas, as empresas hoje são forçadas a ter capacidade de resposta a mudanças de acordo com as necessidades do mercado, ser mais flexíveis em como operam, mais focadas em suas competências básicas e mais resilientes em relação a ameaças externas. Por isso, desenvolver uma força de trabalho “adaptável” se tornou essencial.

A pesquisa, no entanto, mostrou que apenas 14% dos executivos de RH acreditam que suas forças de trabalho são capazes de se adaptar a mudanças. Na América Latina, 26% afirmaram o mesmo.